-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- 60 anos fundação da Reserva Ornitológica de Mindelo: homenagem ao Prof. Doutor Santos Júnior
60 anos fundação da Reserva Ornitológica de Mindelo: homenagem ao Prof. Doutor Santos Júnior

A Câmara Municipal de Vila do Conde assinala no próximo fim de semana, dias 2 e 3 de setembro, os 60 anos da fundação da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), promovendo uma homenagem ao Prof. Dr. Santos Júnior, entre outras iniciativas.
As comemorações têm o seu início no dia 2, sábado, na Escola de Areia, em Mindelo, às 16 horas, com a inauguração da exposição “Litoral de Vila do Conde, do Passado ao Futuro da Paisagem Protegida”, seguindo-se uma palestra com a Prof.ª Doutora Teresa Andresen, com o tema “A ROM 60 anos depois”, e com o Prof. Doutor David Gonçalves a abordar o tema “As Aves na ROM”.
No domingo, dia 3, às 10 horas haverá uma caminhada e exploração da ROM, que terá como guia o biólogo, Dr. Rui Brito, culminando com a homenagem ao seu fundador, Prof. Doutor Santos Júnior, e a inauguração do Observatório de Aves, junto à Ribeira de Silvares.
A ROM foi fundada a 2 de setembro de 1957, por iniciativa de Santos Júnior, professor catedrático da Universidade do Porto e um dos pioneiros da anilhagem científica de aves em Portugal. A Reserva Ornitológica de Mindelo, que viria a ficar para história como a primeira área protegida existente em Portugal, passou a fazer parte da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde a partir de 2009, mantendo-se como um dos troços de costa mais bem preservados de toda a Área Metropolitana do Porto.
Ao todo, são cerca de oito quilómetros, situados entre a margem esquerda da foz do rio Ave e a margem direita do rio Onda, já no limite de Matosinhos, mas que reúnem em si uma variedade de paisagens e habitats, como cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas, merecedores de serem conhecidos ao pormenor, com a garantia de um dia bem passado e em contacto com natureza. Na zona da Reserva Ornitológica podem ser observadas mais de 150 espécies de aves e 14 das 17 espécies de anfíbios existentes em Portugal.
Todos os vilacondenses estão convidados a participar nos diferentes eventos, com entrada livre, e assim desfrutarem de uma das zonas mais paradisíacas da Área Metropolitana do Porto.
Consulte aqui o programa detalhado:ROM_Flyer_artefinal__2_