-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- 60 anos fundação da ROM: homenagem ao Prof. Doutor Santos Júnior
60 anos fundação da ROM: homenagem ao Prof. Doutor Santos Júnior

A Câmara Municipal de Vila do Conde promoveu, no passado fim de semana, as comemorações dos 60 anos da fundação da Reserva Ornitológica de Mindelo/ROM com várias iniciativas, entre as quais uma significativa homenagem ao Prof. Dr. Santos Júnior.
As comemorações tiveram o seu inicio na Escola de Areia, em Mindelo, com a inauguração da exposição “Litoral de Vila do Conde, do Passado ao Futuro da Paisagem Protegida”, seguindo-se interessantes palestras pela Prof.ª Doutora Teresa Andresen, que apresentou a evolução da ROM até aos dias de hoje, e pelo Prof. Doutor David Gonçalves, que deu a conhecer as diferentes aves da ROM. A apresentação e moderação foram da responsabilidade da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Lurdes Alves.
Na manhã de domingo foram muitas as pessoas que participaram na caminhada e exploração da ROM, tendo como guia o biólogo Dr. Rui Brito, que esteve acompanhado pelo Sr. José Ramos, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Mindelo, que recordou muitos momentos vividos com o investigador, conhecido localmente pelo “Dr. das rolas”, e com os filhos deste.
A caminhada culminou com a inauguração do Observatório de Aves pela Presidente da Câmara Municipal.
A Dr.ª Elisa Ferraz agradeceu a presença nesta homenagem dos familiares do Prof. Doutor.. Santos Júnior, em particular dos seus filhos, Dr.ª Judite Santos Teles e Eng.º Norberto Santos, agradecimentos extensivos à Junta de Freguesia de Mindelo, bem como ao Sr. António de Jesus Pereira, que foi roleiro, guarda da Reserva, inventor de redes de captura e valioso colaborador do investigador, à Universidade do Porto, aos movimentos associativos ambientais e aos mindelenses em geral.
A autarca enalteceu a visão e o pioneirismo do homenageado, dando também a conhecer que o trabalho de revitalização da atual Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo tem sido progressivo e que após a construção do passadiço e deste observatório, será feito um trabalho que terá continuidade, referindo que a próxima fase passará pelo melhoramento dos caminhos dentro da zona de floresta, pela melhoria da sinalização, da segurança e também da despoluição a ribeira, investimentos a serão realizados através de fundos comunitários.
A exposição "Litoral de Vila do Conde, do Passado ao Futuro da Paisagem Protegida" assinala a importância da ROM e da Paisagem Protegida, apresentando retrospetivamente o importante trabalho realizado pelo Prof. Doutor Santos Júnior, que culminou com a criação em 1957 da primeira área protegida de Portugal.
Estará aberta ao público até ao final do mês de setembro de segunda a sexta das 14 As 17h, na Escola de Areia - Mindelo
A Câmara Municipal agradece aos filhos de António de Jesus Pereira, Narciso Pereira e Joaquim Pereira, e à Junta de Mindelo por, amavelmente, terem colaborado e disponibilizado os materiais expostos.

















