-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Tomada de posse dos novos Órgãos Autárquicos
Tomada de posse dos novos Órgãos Autárquicos

No passado sábado, no Teatro Municipal, teve lugar o ato de instalação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Vila do Conde, tendo sido empossados os eleitos que exercerão funções nos próximos quatro anos (2017-2021).
A cerimónia foi dirigida pelo 1º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal cessante, Dr. Abel Maia, em representação do Presidente da mesma, e a ela assistiram centenas de vilacondenses, que sobrelotaram a sala principal do espaço em que decorreu.
Depois de terem prestado juramento, e assinado a ata de posse, os 9 membros do Executivo Municipal, e os 48 Deputados Municipais (27 eleitos, mais os 21 Presidentes de Junta, por inerência), usou da palavra a reeleita Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, que começou por evocar a memória do seu marido, Dr. José Luís Ferraz, recentemente falecido, e agradecer o apoio da sua família no projeto político que decidiu fundar e desenvolver.
Manifestou o seu reconhecimento aos vilacondenses pela confiança que manifestaram e também “a todos os que, em tão pouco tempo, ajudaram a construir um percurso histórico e extraordinário, que ficará nos anais da história política e social de Vila do Conde”.
Anunciou “um tempo novo” e “uma forma de fazer política, na qual é fundamental a prática de condutas baseadas na verdade, na ética, na inclusão e na democracia”. Acrescentou que promete apenas aquilo que sabe que pode cumprir, referindo ainda que “vamos prosseguir com o trabalho de proximidade – que nos caracteriza; com as boas contas – que não dispensamos; e com o apoio às famílias – de que não abdicaremos, nomeadamente no que diz respeito aos apoios sociais e à continuação do alívio das despesas fiscais, como é o caso do IMI”.
Entre várias prioridades, destacou o grande investimento a realizar na rede viária, com a criação de melhores acessibilidades em todo o concelho, num plano de ação que proporcione, em todos os setores de intervenção, o máximo de desenvolvimento, mas também mais igualdade, mais justiça, mais acessibilidade, mais transparência, mais coesão social e territorial.”
Antes de terminar a sua intervenção, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, afirmou que “ não dispensamos ninguém nesta missão coletiva”, reforçando que “comigo ninguém é marginalizado ou excluído”, e concluiu, acentuando que “conto com todos para esta missão coletiva de desenvolver Vila do Conde: com os colaboradores municipais, com as Juntas de Freguesia, com o movimento associativo e institucional, com as paróquias e outros movimentos religiosos, com os diversos parceiros, individuais e coletivos, e com a população de todo o Concelho, com os Vilacondenses, que são a razão cimeira da nossa governação e o estímulo diário da nossa ação política."
Os Vereadores empossados foram: Dr.ª Lurdes Alves, Dr. Pedro Gomes, Eng.º Paulo Carvalho e Dr.ª Dália Vieira, pelo movimento independente Elisa Ferraz - Nós Avançamos Unidos - NAU; Eng.º António Caetano, Dr. José Aurélio Baptista e Profª Maria Alcide Aguiar, pelo Partido Socialista, e o Eng.º Constantino Silva, pela Coligação “Mais Vila do Conde” (PPD/PSD-CDS/PP).
No final, e depois da intervenção de encerramento do Dr. Abel Maia, que presidiu à sessão, efetuou-se, no Salão Nobre, a primeira reunião da Assembleia Municipal, para eleição da respetiva Mesa, tendo sido eleito Presidente o Dr. Lúcio Ferreira, que terá como Secretários o Dr. Vitor Reis e a Dra. Marta Simães.












