-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Recuperação de muro de pedra da Cividade de Bagunte
Recuperação de muro de pedra da Cividade de Bagunte

Após a recente recuperação de muros de pedra e da construção de uma vedação em madeira e arame, voltados à EM 527, a Câmara Municipal de Vila do Conde e a APPA-VC iniciaram agora os trabalhos de recuperação de um muro de pedra que separa a propriedade municipal de uma outra privada.
No total serão recuperados cerca de 50m de muro que, numa primeira fase, será desmontado para corrigir deficiências estruturais, para depois ser reconstruído. Para além da capacidade de delimitar a propriedade municipal, este investimento terá óbvios benefícios para quem circula no interior da daquela propriedade municipal. O muro em causa encontra-se em mau estado de conservação, o que levava a frequentes desmoronamentos parciais, algo que agora se pretende evitar. No processo de reconstrução do muro será utilizada a técnica de pedra seca, onde a pedra é assente sem recurso a argamassas. Esta técnica respeita a tecnologia originalmente utilizada aquando da construção deste muro.
O muro agora recuperado não faz parte das ruínas arqueológicas da Cividade de Bagunte. É uma construção muito mais recente e que serve para delimitar as propriedades.
Para além da recuperação deste muro serão instaladas papeleiras, em pontos estratégicos, evitando que os visitantes da Cividade de Bagunte deixem ficar lixo no chão, ou que o carreguem durante o tempo de visita.
Com estes investimentos são melhoradas as condições de utilização da Cividade de Bagunte por todos quanto procuram este sítio arqueológico, classificado como Monumento Nacional desde 1910.