-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- “Câmara fora de Portas” em Guilhabreu: vários projetos em cima da mesa
“Câmara fora de Portas” em Guilhabreu: vários projetos em cima da mesa

Esta quinta-feira, a iniciativa “Câmara fora de portas” visitou a freguesia de Guilhabreu, onde se fez, por um lado, uma análise do trabalho que vem sendo desenvolvido e, por outro, a eventual concretização de projetos num futuro breve, como a requalificação do Largo de Parada, o alargamento da Rua de Batel e Travessas da Agra, Cruz de Ferro e Freixo.
A Sr.ª Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, fez uma visita pela freguesia, acompanhada pelo Presidente da Junta, Sr. Joaquim Moreira, membros do Executivo Municipal e da Junta e Presidente da Assembleia de Freguesia de Guilhabreu, aproveitando também para visitar a empresa Matrivag, Indústria de Artigos Sanitários, e o Parque Empresarial Plano.
A Matrivag, com 20 anos de existência, está sediada em Guilhabreu há 2 anos, conta com 17 funcionários e cerca de 30% da sua produção destina-se ao mercado externo, nomeadamente para Espanha, Bélgica, Angola, Cabo Verde, entre outros países. O Parque Empresarial Plano alberga 60 empresas, 20 das quais com sede fiscal em Vila do Conde, que empregam cerca de 300 pessoas.
Em ambos os locais, a Dr.ª Elisa Ferraz afirmou o quanto se congratula pelo facto do concelho acolher empresas de sucesso como as visitadas, garantiu que a Câmara Municipal está atenta e disponível para minimizar os constrangimentos ao nível de acessibilidades e rede viária. Informou ainda que está a ser elaborado, em articulação com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, um Plano de Melhoria Estrutural da Rede Viária do concelho, o que irá permitir, com recurso a uma verba de cerca de 11 milhões de euros, combater os problemas estruturais e básicos a este nível.
À noite, na Sessão Pública, os munícipes levantaram questões relacionadas com a rede de água e saneamento, rede viária, transportes, educação, entre outros temas. A Dr.ª Elisa Ferraz aproveitou o momento para anunciar que a Rua da Meca será alvo de uma intervenção com o objetivo de eliminar os problemas provocados pelas águas residuais. A propósito da Rede de Transportes, foi dado a conhecer que as autarquias de Vila do Conde e Póvoa de Varzim estão a desenvolver um Programa que irá apontar soluções para as ligações entre as freguesias e os dois concelhos.
No encerramento dos trabalhos o Presidente da Junta, Sr. Joaquim Moreira, louvou esta iniciativa da Câmara Municipal, agradeceu a presença da Presidente e do seu Executivo, enaltecendo ainda todo o apoio dado em prol de uma melhor qualidade de vida da população de Guilhabreu.









