-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde celebrou o Dia da Liberdade
Vila do Conde celebrou o Dia da Liberdade

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, presidiu à cerimónia oficial comemorativa do 44º aniversário do 25 de Abril, ato que decorreu na Praça Vasco da Gama.
O momento foi partilhado por centenas de vilacondenses, que quiseram assistir à cerimónia, evocando a Revolução dos Cravos, numa festa de que fizeram parte o Corpo Ativo e a fanfarra dos Bombeiros Voluntários, bem como o Conservatório de Música de Vila do Conde e centenas de coralistas, oriundos de associações, escolas e instituições, que voltaram a corresponder plenamente ao convite que lhes foi endereçado pela Autarquia.
Depois de entoado o Hino Nacional, e hasteada a Bandeira Nacional, houve várias intervenções, a que seguiu a apresentação de 4 canções e de vários poemas relacionados com o “25 de Abril”, estes ditos pelos alunos Margarida Ramos, Afonso Resende, Margarida Rodrigues, Maria João Araújo, Camila Miranda Ribeiro, José Eduardo Porfírio, Leonor Santos, Inês Machado e Leonor Salgueiro, oriundos de diversos estabelecimentos de ensino do concelho.
Para além da Presidente da Câmara, usaram da palavra o capitão de Abril Leite Rodrigues e o Dr. Lúcio Ferreira, Presidente da Assembleia Municipal, todos realçando a importância e simbolismo da “Revolução dos Cravos” e o seu contributo decisivo para o desenvolvimento de Portugal.
Na sua intervenção, a Dra. Elisa Ferraz destacou os valores de Abril, da Liberdade e da Democracia, mas não deixou de referir que “ontem, como hoje, o caminho é resistir aos momentos mais débeis da Democracia, dar-lhe força, e repetir as investidas que ainda procuram fazer regressar o tempo das trevas” e “ousar concretizar o tempo novo que nos foi confiado pelo movimento dos capitães, trazendo melhores condições de vida aos cidadãos, e levando a cabo as políticas mais adequadas para o desenvolvimento do nosso país e para a melhoria de condições de vida dos cidadãos”. A Presidente da Câmara deixou também uma mensagem de “profundo respeito pelos antigos combatentes, convocados, muito jovens, para uma guerra sem sentido, arrancados ao seio das suas famílias, com muitos deles a não regressar, e outros a registar sequelas severas, numa interrupção absurda dos seus trajetos, dos seus objetivos e das suas esperanças”.
No momento foi lida uma mensagem de agradecimento enviada à Presidente da Câmara Municipal pela filha do Dr. Mário Soares, Isabel Soares, para agradecer o reconhecimento prestado pelo Município de Vila do Conde ao seu pai, ao integrar na toponímia da cidade a “Avenida Dr. Mário Soares”, enfatizando que “gostaria de agradecer, muito comovidamente, em nome da Família, esta homenagem duma cidade que ele tanto gostava”, terminando dizendo que “a homenagem de hoje, que deixa o seu nome ligado para sempre a esta belíssima cidade de Vila do Conde, é para nós, seus filhos e netos, muito comovente”.
Após a cerimónia, e junto ao monumento que lhes é dedicado, foi prestada uma homenagem aos antigos combatentes, particularmente aos 42 vilacondenses que perderam a vida na guerra colonial.
Do programa fizeram ainda parte um concerto de Vitorino, as tradicionais provas de atletismo e a “Maratona de Futebol 25 de Abril”, para além da entoação de “Grândola Vila Morena”, no Largo dos Artistas, que, neste ano, foi antecedida da projeção de uma instalação multimédia, intitulada “A Revolução do 25 de Abril em Vila do Conde”, com imagens da época, e na qual foram difundidos depoimentos de três vilacondenses: o único sobrevivente que discursou nas manifestações do 1º de maio de 1974, Sr. José Luís Faria, o primeiro Presidente da Câmara Municipal eleito democraticamente, Dr. Fernando Gomes, e a primeira mulher a integrar um Executivo Municipal (passados 24 após o 25 de Abril), Dr.ª Elisa Ferraz.



















