-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Mais um passo para a revitalização do Mosteiro de Santa Clara
Mais um passo para a revitalização do Mosteiro de Santa Clara

Foi hoje lançado o concurso público para a concessão a privados do Mosteiro de Santa Clara, ao abrigo do Programa Revive, tendo agora os interessados 90 dias para se candidatarem.
A área a concessionar abrange o edifício, o pátio e os espaços verdes adjacentes, sendo a concessão por um período de 50 anos para exploração para fins turísticos, podendo integrar uma componente de formação “on-job” ou de estágios, que será majorada para efeitos de adjudicação.
O Mosteiro de Santa Clara está na posse do Estado desde 1834, ano em que foram extintas as ordens religiosas, funcionando posteriormente, durante vários, como reformatório e escola profissional. Está fechado desde 2007, tendo sido sujeito a obras em 2015, a cargo do Município de Vila do Conde.
O mosteiro, que este ano comemora 700 anos, é um dos ex-libris de Vila do Conde, e deverá, ao abrigo do programa de recuperação e valorização do património Estado, dar lugar a uma unidade hoteleira.
Relembramos que, no âmbito deste processo, a autarquia vilacondense conseguiu que a ala nascente do edifício venha a ser acessível ao público, num espaço onde será instalado um Centro Interpretativo, com acesso independente, a ser gerido pela Câmara para receber exposições, palestras ou outras iniciativas que ajudem a contar a história deste valioso património.
A Presidente da Câmara referiu que “esta valência permitirá aos vilacondenses conhecerem a história do monumento e terem uma porta de acesso ao mesmo sempre aberta, enquanto para os visitantes servirá de mostra da nossa cultura”.
A Dr.ª Elisa Ferraz, que acompanhou todo este processo desde a primeira hora, recordou “todos os esforços encetados pela autarquia vilacondense e pela população, no sentido da defesa e preservação deste ex-libris de Vila do Conde, ficando agora na expectativa de se candidatarem investidores que devolvam vida e dignidade ao mosteiro, e lhe proporcionem uma utilização adequada”.
No ato da assinatura, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou que “vai ser concessionado um imóvel icónico de Vila do Conde, que dispõe de uma localização privilegiada na cidade, junto ao rio e ao mar, que será um importante fator de geração de riqueza para a economia local e de criação de postos de trabalho”.
Por sua vez, o Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, congratula-se “por estarem agora reunidas as condições para que este grandioso monumento seja devidamente reabilitado, assim como garantida a sua manutenção futura e a indispensável fruição pública. A população de Vila do Conde vê assim protegido o Convento de Santa Clara, monumento emblemático da cidade”.
Toda a informação sobre o concurso está disponível em http://revive.turismodeportugal.pt/pt-pt/convento-santa-clara