-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- “Câmara fora de portas” na União de Freguesias de Retorta/Tougues
“Câmara fora de portas” na União de Freguesias de Retorta/Tougues

Decorreu, ontem, na União de Freguesias de Retorta/Tougues a penúltima visita no contexto da iniciativa “Câmara fora de portas”, tendo sido feita uma análise de projetos em curso e outros que se pretendem concretizar.
A Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, visitou as duas freguesias, acompanhada pelo Executivo Municipal, Presidente da União de Freguesias, Carlos Bento, Secretário, Orlando Dinis, Tesoureira, Ilda Eusébio, e Presidente da Assembleia de Freguesia, Abel Pereira. Foram visitados vários locais e avaliada a possibilidade de concretização de construção de infraestruturas de drenagem de águas pluviais e construção de passeios na Rua do Corgo, em Retorta; alargamento das Ruas Cortinhas da Fonte e Igreja e requalificação do Parque Infantil, em Tougues.
Esta visita contemplou também um encontro com o Pároco da Freguesia de Tougues, Pe. Diogo Pereira, que deu a conhecer a pretensão de, numa primeira fase, construir novas casas de banho e, numa segunda fase, alargamento do espaço exterior.
No decorrer da reunião pública, e respondendo a variadas questões, a Dr.ª Elisa Ferraz referiu que, no âmbito do novo quadro comunitário Portugal 2020, Vila do Conde tem uma verba de 11 milhões de euros destinada à mobilidade, permitindo desenvolver um “projeto de transporte flexível com a criação de rotas em função das necessidades da população”, assim como uma melhoria significativa das acessibilidades concelhias.
Ainda relacionada com a rede viária, foi abordada, por parte dos munícipes, a necessidade de arranjo de alguns pavimentos, pagamento de portagens, escoamento de águas pluviais. Outras questões abordadas foram o ambiente, educação, redes de água, saneamento, limpeza das florestas e o Plano de Desenvolvimento Desportivo Concelhio.
No final da sessão a Presidente da Câmara Municipal saudou o empenho da população de Retorta, que atenta ao estado de degradação em que se encontra a antiga Igreja desta freguesia, decidiu reunir esforços, com iniciativas que visam angariação de fundos, para requalificar o Templo (a primeira prioridade será a execução de obras a nível da cobertura e fachadas). A Dr.ª. Elisa Ferraz referiu ainda que o objetivo desta iniciativa é promover contactos frequentes e de proximidade com cada uma das freguesias, auscultando as populações e procurando resolver os assuntos que vão de encontro aos seus interesses.
Por sua vez, o Presidente da Junta da União de Freguesias, Carlos Bento, sublinhou que “estes encontros são muito importantes, porque permitem ao Executivo Municipal melhor conhecer a realidade e avaliar quais são os projetos para o futuro da nossa União”