-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Homenagem e reconhecimento do Município a 21 personalidades e entidades
Homenagem e reconhecimento do Município a 21 personalidades e entidades

A Câmara Municipal de Vila do Conde distinguiu ontem, dia de São João e feriado municipal, 21 personalidades e entidades cujas ações prestigiaram o Município, nas mais diversas áreas, e que, em função disso, foram galardoadas com a outorga de Medalhas Municipais.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, abriu a cerimónia, reforçando que “a história dos povos é tecida numa rede infinda de circunstâncias, em que os intervenientes, a seu modo e no seu tempo, vão deixando contributos para a construção dos múltiplos capítulos, tendo sempre em conta a preservação da memória e a cimentação do orgulho coletivo”. Prosseguiu, sublinhando que “compete-nos, no tempo em que estamos, e pelas funções que desempenhamos, acompanhar e honrar essa construção de percursos marcantes, lembrando, a cada ano, alguns dos que, no nosso conceito, mais se têm distinguido em diversos segmentos de atividade, e prestando-lhes a homenagem pública de que são inteiramente merecedores”.
A Dr.ª Elisa Ferraz apresentou as razões que levaram o Executivo Municipal a aprovar por unanimidade, na sua reunião de 7 de junho corrente, o Eng.º Arlindo Maia com a Medalha de Honra do Município e as restantes 20 individualidades com Medalhas de Mérito Municipal.
“ Assim:
O Engº Arlindo Azevedo Maia é uma personalidade altamente prestigiada, com um percurso de vida marcante, e que, à frente dos destinos da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, desenvolveu, e continua a desenvolver, um trabalho extraordinário, que o colocam num lugar de altíssimo e merecido destaque, e a Instituição como uma referência incontornável no todo nacional. Já lhe foram prestados variados e importantes reconhecimentos públicos, e é, sem qualquer tipo de dúvida, uma das mais ilustres personalidades portuguesas no âmbito da Ação Social. No dia de hoje, compete à Câmara Municipal de Vila do Conde entregar-lhe a Medalha de Honra do Município, que é a nossa mais alta condecoração.
O Prof. Doutor António do Carmo Reis foi um reputado docente, tanto no ensino secundário como no ensino superior, sendo ainda um emérito historiador e uma figura cimeira da Cultura vilacondense. Tem uma vasta obra publicada, e é o Presidente da Comissão de Honra do grande projeto municipal “Vila do Conde: um porto para o Mundo”.
O Engº José Alberto Ventura Reis Pereira, aqui homenageado a título póstumo, é também uma referência da nossa Cultura, e que, como filho de Júlio/Saúl Dias e sobrinho de José Régio, organizou e orientou diversas atividades de promoção e divulgação da obra de ambos. Após o seu falecimento, instituiu um importante e valioso legado ao nosso município, que conduziu à fundação e instalação da Galeria Julio/Centro de Estudos Julio/Saúl Dias.
O Comendador Avelino Gonçalves do Carmo é um empresário consagrado e um ilustre vilacondense, com uma vida mais centrada na cidade de Braga, onde tem desenvolvido uma importante atividade industrial que levou à sua recente condecoração pelo Presidente da República. Oriundo de uma conhecida família da nossa cidade, e um reconhecido amante da sua terra natal, nunca deixou de colaborar com diversas das nossas associações e instituições, com um relevo particular para o seu tão caro Clube Fluvial Vilacondense, onde foi diretor, seccionista e atleta, tendo integrado a primeira tripulação do clube que foi campeã nacional, em yolle de 4.
O sr. António Ferreira Vila Cova, homenageado a título póstumo, é uma figura sobejamente conhecida e prestigiada na população vilacondense, muito especialmente na comunidade piscatória de Caxinas e Poça da Barca, por quem tanto fez. Foi um homem de visão e um cidadão sempre disponível, com ligações marcantes a várias instituições, como a Associação de Proteção à Terceira Idade “António Ferreira Vila Cova”, que fundou, o Rio Ave Futebol Clube, o Círculo Católico de Operários e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, de que foi Presidente. Criou um núcleo museológico dedicado ao mar e às suas gentes, que se encontra atualmente à guarda da Câmara Municipal, para futuro integração num Museu do Mar.
O Sr. Fernando Matias Marques, que completou recentemente a bonita idade de 100 anos, e que nos dá um exemplo de vida e de jovialidade, é um membro altamente respeitado na nossa comunidade piscatória de Caxinas e Poça da Barca. Fez parte da lendária “frota branca”, os navios que iam para a pesca longínqua do bacalhau, e na qual se integrou em mais 3 dezenas de viagens.
A Associação de Agricultores de Vila do Conde, que hoje, muito bem, aqui homenageamos, e que é uma lídima representante e defensora dos interesses dos agricultores vilacondenses, num setor tradicional do Concelho, cuja relevância económica é evidente, designadamente no setor leiteiro.
A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar é uma associação constituída há 11 anos, mas que tem já uma comprovada importância em matéria de segurança no trabalho de pescadores, armadores e outros profissionais ligados à vida do mar. Nacionalmente consagrada, tem a sua sede no porto que serve as cidades de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Pelos serviços relevantes prestados, a Associação já foi condecorada pelo Presidente da República como Membro Honorário da Ordem de Benemérito, e, mais recentemente, foi reconhecida pelo Governo como Entidade de Utilidade Pública.
A Associação Mutualista em Modivas tem registo de fundação, ainda como Associação de Socorros Mútuos, em 1902 e é, por isso mesmo, a associação mais antiga do nosso Concelho. É uma respeitada Instituição Particular de Solidariedade Social, assim registada desde 1932, que presta apoio e assistência aos seus associados, em várias vertentes, nomeadamente em cuidados de saúde.
No campo do Desporto, foi deliberado destacar quatro atletas de elevada craveira nas modalidades que praticam, bem como oito prestigiados jogadores de futebol, que representaram a equipa A da seleção nacional, com participações em campeonatos da Europa e do Mundo.
No primeiro caso, prestamos uma justa homenagem a vários atletas de alta competição, em várias modalidades, os quais, pelo seu estatuto e pelos excelentes resultados alcançados, alguns de nível mundial, têm vindo a merecer o devido apoio financeiro da Câmara Municipal.
São os seguintes:
Ana Catarina Monteiro, aqui ausente por motivos ligados à competição, é uma excelente atleta de natação do Clube Fluvial Vilacondense, detentora de diversos títulos de campeã nacional, sendo já sido nomeada atleta do ano pela Federação Portuguesa de Natação. Também com várias participações em provas internacionais, já integrou o projeto de preparação olímpica, no qual foi recentemente reintegrada com vista aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Está excelentemente posicionada no ranking europeu e mundial, nos 200 metros mariposa, sendo a primeira mulher portuguesa, nesta prova, a nadar abaixo dos 2 minutos e 10 segundos.
Diogo Costa, atleta do Ginásio Clube Vilacondense, é um valor consagrado da ginástica portuguesa, tendo sido campeão do mundo, por idades, na Bulgária, em duplo minitrampolim. Com um curriculum desportivo brilhante, foi campeão nacional várias vezes, e vencedor da Taça de Portugal, a que junta vários êxitos em torneios internacionais. Já participou em vários campeonatos do mundo, sendo ainda campeão europeu por equipas e duas vezes vice-campeão europeu (individual e por equipas). Já este ano, nos Europeus de ginástica no Azerbeijão, obteve a medalha de bronze na prova de duplo minitrampolim.
Ester Alves é uma atleta de reputação internacional no âmbito do trail running. Esta modalidade, que exige atributos excecionais de resistência física e mental, tem nela uma das suas grandes referências internacionais, com uma carreira recheada de excelentes participações, não só em Portugal, como em várias partes do mundo. Ao longo dos anos, tem participado em muitas provas, podendo destacar-se o ultra-rail do Monte Branco (nos Alpes), onde foi a melhor portuguesa de sempre, tendo também obtido a medalha de prata na ultramaratona do Everest (nos Himalaias). Ainda este ano, voltou a participar na mítica Maratona das Areias, no deserto do Saara, terminando entre as primeiras dez da classificação feminina, numa prova que é considerada a corrida mundial mais dura e exigente.
Tiago Lopes é atleta de ginástica do Ginásio Clube Vilacondense, e é detentor de um assinável percurso desportivo. Foi, por diversas vezes campeão nacional, e vencedor da Taça de Portugal, a que junta vitórias em variados torneios. Em 2012, ao serviço da seleção nacional, foi medalha de prata na Taça do Mundo e foi também, por duas vezes, vice-campeão europeu. Foi Projeto Esperança Olímpica em 2012, tendo sido também designado atleta do ano em 2015.
Ainda no campo do Desporto, a Câmara Municipal decidiu também prestar homenagem aos 8 jogadores de futebol vilacondenses, que foram internacionais pela equipa A da seleção nacional de futebol.
São atletas sobejamente conhecidos, com carreiras de prestígio, e que a Câmara Municipal decidiu, muito justamente, galardoar, numa altura em que se disputa, na Rússia, o campeonato do mundo de futebol. São eles: Alfredo Castro, André André, António André, Fábio Coentrão, Fernando Festas, Hélder Postiga, João Paulo Santos e Joaquim Azevedo.”
No uso da palavra, após terem recebido da Presidente da Câmara Municipal as diversas distinções, os homenageados presentes, ou os seus representantes, usaram da palavra, demonstrando a sua satisfação pelo ato de reconhecimento e endereçando o seu agradecimento pela homenagem pública prestada.








































