-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- FNA: a tradição das nossas tradições no coração da cidade
FNA: a tradição das nossas tradições no coração da cidade

No passado sábado, foi inaugurada a 41ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA) nos Jardins da Avenida Júlio Graça. No ato inaugural marcou presença o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro que, acompanhado pela Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, pelo Presidente da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC), Dr. António Saraiva Dias, entre outras entidades, percorreu o recinto, onde, até 5 de agosto, poderá ser apreciado o melhor do nosso artesanato.
A Presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença do Secretário de Estado num “momento tão especial para Vila do Conde que é o arranque de mais uma edição da Feira Nacional de Artesanato, um dos pontos altos da programação cultural do concelho”, oferecendo ao governante uma réplica do monumento à rendilheira.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado afirmou que era uma “honra fazer parte deste momento, estar e sentir a memória e a identidade de um povo, o saber fazer e o passar de geração em geração”. Lembrou ainda a cooperação que a sua Secretaria de Estado tem vindo a desenvolver com diversas entidades, como a autarquia vilacondense, no sentido de “levar além-fronteiras as nossas artes tradicionais”, destacando a recente presença das Rendas de Bilros no Japão com o objetivo de internacionalizar o ex-libris de Vila do Conde.
No Ano Europeu do Património Cultural, e sendo precisamente o artesanato uma das expressões desse património, esta edição dedica particular atenção aos artesãos selecionados pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional para o Prémio Nacional do Artesanato, nas categorias “Carreira”, “Inovação” e “Novos Talentos”. O pavilhão central do recinto vai, assim, destacar o trabalho destes artesãos, podendo ainda ser apreciadas as peças que estes artistas conceberam, propositadamente para a Feira Nacional de Artesanato, inspiradas nas Rendas de Bilros.
Este ano, o certame apresenta também uma remodelação da sua imagem, apostando numa reorganização interna do recinto e assumindo um posicionamento mais contemporâneo e atrativo.
Mais de 200 artesãos, de norte a sul, incluindo Açores e Madeira, honram a história e a tradição de um povo, através do seu trabalho e conhecimento. E se ao artesanato juntarmos os sons da música popular e os sabores da gastronomia portuguesa, estão reunidos os motivos necessários para uma visita obrigatória a Vila do Conde.
Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde
De 21 julho a 5 agosto
Horário da FNA
2ª a 5ª. – 17h00 às 24h00
6ª. e sab – 15h00 às 00h30
Dom – 15h00 às 24h00
Jardins da Av. Júlio Graça
Coordenadas GPS: 41º21’05.70”N 8º44’53.70”W
ENTRADA LIVRE
Organização: Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e Câmara Municipal de Vila do Conde











