-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Feira Medieval marcou as comemorações dos 700 anos da fundação do Mosteiro de Santa Clara
Feira Medieval marcou as comemorações dos 700 anos da fundação do Mosteiro de Santa Clara

Uma multidão encheu as imediações e o interior do Mosteiro de Santa Clara para celebrar os 700 anos da sua fundação, acorrendo a uma Feira Medieval que transportou os visitantes para uma viagem no tempo, ao longo do fim de semana passado.
A abertura formal desta viagem à história foi da responsabilidade da Presidente da Câmara Municipal, numa intervenção em que enfatizou que “o momento único de vivência deste espaço, que nos leva ao período de vida do Mosteiro com tudo o que tem a ver com a história, com as freiras, com o vestuário e com a gastronomia própria da época", salientando ainda a importância do evento “que nos leva até ao reinado de D. Dinis, já que foi pela mão do seu filho D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, que foi fundada esta casa monástica em 1318”.
No momento, a Dra.Elisa Ferraz manifestou esperança de que "esta seja a última iniciativa num mosteiro vazio, pois existem dois grupos hoteleiros, Visabeira e a açoriana Slicedays, interessados, ao abrigo do programa Revive, em transformá-lo numa unidade turística”.
A animação não faltou à Feira Medieval, desde danças, arruadas, malabares, voos de ave de rapina e serpentes, até às representações históricas alusivas à fundação do mosteiro, à lenda da Berengária ou aos problemas inerentes na sucessão da coroa. Destaque também para a participação especial do elenco do maior teatro de rua do país “Um porto para o Mundo” com dois momentos incluídos no espetáculo “Janelas da Alma, realizado no ano corrente”.
Ao longo do evento foi possível degustar iguarias na feira gastronómica, onde se destacou a mostra de doçaria conventual, ou apreciar o artesanato, com produtos alusivos à época, cunhar uma moeda, entre tantas outras ofertas.

























