-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Consolidação de trabalhos arqueológicos na Cividade de Bagunte
Consolidação de trabalhos arqueológicos na Cividade de Bagunte

O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde e a APPA-VC promovem a consolidação de mais uma área significativa de ruínas arqueológicas da Cividade de Bagunte. Depois de consolidar uma área de muralha, atualmente os trabalhos concentram-se em estruturas habitacionais que já haviam sido escavadas nos anos 40 do século XX, por Russel Cortez.
De referir que as escavações arqueológicas realizadas em 2018 tiveram o contributo de equipas da University of Texas at Austin e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, bem como de estudantes universitários voluntários, para além do Gabinete de Arqueologia Municipal e da APPA-VC.
Os trabalhos desenvolvidos permitiram abrir duas novas áreas de trabalho: a pesquisa de resíduos em cerâmicas e a pesquisa de sementes.
A primeira área de investigação consiste na tentativa de determinar que tipo de utilidade tiveram determinados objetos cerâmicos, através da pesquisa de resíduos químicos que possam ter sido absorvidos durante o seu uso.
O segundo trabalho consiste na recolha de sementes carbonizadas que existem nas terras escavadas e que permitem reconstituir o meio ambiente que aí existiu durante a ocupação deste povoado romanizado. Essas sementes também dão pistas muito claras sobre estratégias de exploração dos recursos naturais que existiram em seu redor. De forma muito preliminar, sabe-se que na Cividade de Bagunte estão presentes sementes de centeio, de ervilhas e de ervilhacas, bem como azeitonas. Facto curioso é a presença de uma maça carbonizada.
Visite a Cividade de Bagunte. Para mais informações envie um e-mail para arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou telefone para 252 248 468.