-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Balanço do projeto “Futuro” em Vila do Conde
Balanço do projeto “Futuro” em Vila do Conde

Decorreu, na passada quarta-feira, o evento de apresentação dos resultados do “Futuro – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto” (AMP) e lançamento do livro “Oito anos e 100.000 árvores nativas depois”, no qual marcou presença, em representação do município de Vila do Conde, a Vereadora Dr.ª Dália Vieira.
O "Futuro – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto" nasceu em 2010, tendo como objetivo central aumentar e melhorar a quantidade e qualidade da área de floresta nativa no território metropolitano.
O município de Vila do Conde aderiu a este projeto em 2011, e, desde então, foram intervencionados 8,8 hectares no nosso concelho, fracionados por 8 áreas distintas onde foram plantadas um total de 5.725 árvores nativas. No total foram organizadas 28 atividades de plantação e manutenção em Vila do Conde, envolvendo 706 voluntários num total de 2109 horas de voluntariado. O investimento direto realizado no território vilacondense, entre 2012 e 2018, ascende a 13 mil euros.
Ao longo do tempo foram efetuadas plantações no Monte de Santa Eufémia, na Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, no Monte Santana, na Quinta do Corgo, no Campo do Ave, no Parque Raró, na Cividade de Bagunte e Bouça dos Nove Irmãos.
No livro, agora lançado, que apresenta o balanço deste projeto, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, realça o envolvimento do Gabinete Técnico Florestal do município, o apoio dos Sapadores Florestais e a ação dos voluntários neste projeto da AMP, o que permitiu atingir uma “projeção considerável” e impulsionar o “Futuro”. O vereador com o Pelouro da Proteção Civil, Eng. Paulo de Carvalho, não tem dúvidas quanto ao sucesso deste projeto pois “com ele estamos comprometidos para bem do nosso planeta”.