-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Gala do Desporto: uma grande homenagem ao desporto concelhio
Gala do Desporto: uma grande homenagem ao desporto concelhio

A Gala do Desporto de Vila do Conde que decorreu, ontem, no Teatro Municipal, constituiu um momento de grande significado numa justa homenagem ao desporto vilacondense, com o reconhecimento global de todos aqueles que contribuem para o seu desenvolvimento.
A Presidente da Câmara Municipal, na abertura da cerimónia, salientou que “esta é uma gala abrangente, na qual, para além de se homenagear os melhores do ano, também se reconhece o trabalho, a determinação e o esforço dos mais de 5.000 atletas existentes no nosso concelho”.
A Dr.ª Elisa Ferraz, por forma a reforçar a importância que o Município atribui à pratica desportiva, sublinhou o avultado investimento que está a ser levado a cabo na execução do Plano de Desenvolvimento Desportivo, que visa criar melhores condições para a prática desportiva em diversos recintos do nosso Concelho, estando já em pleno funcionamento cinco relvados sintéticos e dois ringues cobertos.
Antes da entrega das distinções, foi apresentada a Comissão de Avaliação dos prémios a atribuir, que era constituída por nove personalidades com manifesto prestígio local, nacional e internacional: João Ricardo Pateiro, Aurora Cunha, José Garcia, Luís Costa, Idalecio Pontes, Duarte Sá, Daniel Marinho, José Azevedo e Armelindo Bentes.
As distinções foram selecionadas por esta Comissão de Avaliação, a quem Câmara Municipal delegou a difícil função de escolher, de entre mais de 100 candidaturas, os 12 melhores da época 2017/2018.
Os premiados foram os seguintes:
. Melhores Atletas: a nadadora Ana Catarina Monteiro, e o canoísta José Leonel Ramalho, ambos do Clube Fluvial Vilacondense.
. Atleta do Ano de Desporto Adaptado: a nadadora Sónia Oliveira, do Clube Fluvial Vilacondense;
. Melhor do Desporto Concelhio: Fábio Campos, do GDC Ferreiró;
. Melhor do Futebol Amador: Paulo Rocha, da ACD Touguinha;
. Melhor Clube Desportivo do Ano; Rio Ave Futebol Clube;
. Dirigente do Ano: António da Silva Campos, Presidente da Direção do Rio Ave Futebol Clube;
. Equipa do Ano: Natação masculina do Clube Fluvial Vilacondense;
. Treinador do Ano: Fábio Pereira;
. Atletas Revelação: o futebolista Nelson Monte, do Rio Ave FC, e a ginasta Carolina, do Ginásio Clube Vilacondense;
Finalmente, e constituindo um dos momentos mais aplaudidos da noite, foi divulgado o Prémio Carreira, que foi atribuído a Américo Magalhães, fundador do Vila do Conde Kayak Clube, um dos primeiros dirigentes do Ginásio Clube Vilacondense, remador e dirigente do Clube Fluvial Vilacondense, grande dinamizador da canoagem vilacondense e cofundador da Federação Portuguesa da Canoagem, cuja escritura foi celebrada em Vila do Conde.
Antes do encerramento, ainda foram chamados os atletas Ana Catarina Monteiro, Leonel Ramalho, Diogo Costa e Tiago Lopes, que se candidataram ao Programa de Alto Rendimento da Câmara Municipal, e a quem, face aos critérios contidos no regulamento, foram atribuídas bolsas mensais para a sua preparação desportiva.
A cerimónia foi apresentada por Inês Gonçalves e Jorge Gabriel, e a animação esteve a cargo do Grupo Musical EntreCantus, de Inês Macedo, que protagonizou um momento de dança contemporânea, e da classe de ginástica acrobática do Ginásio Clube Vilacondense.






















