-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- A arte presente na 5.ª edição das “Camélias em Vila do Conde”
A arte presente na 5.ª edição das “Camélias em Vila do Conde”

As “Camélias em Vila do Conde” estão de volta à cidade de 16 a 24 de fevereiro, no Centro de Memória.
Festejar as camélias é celebrar a beleza das suas flores e divulgar a importância do património paisagístico do concelho. É ainda um tributo a uma comunidade que usa a “flor” no seu quotidiano como forma de aceder ao belo.
Buscando essa dimensão estética, a 5ª edição/mostra “Camélias em Vila do Conde”, faz uma incursão ao mundo da arte. A beleza e a finitude das camélias serão interpretadas pelo artista plástico Jorge Curval, numa grande instalação artística onde os atributos das camélias serão combinados e vertidos numa obra de arte de natureza efémera a expor na Galeria Júlio durante o evento.
Paralelamente, é retomado o universo das “janelas da alma”, registo recuperado do espetáculo “Um Porto para o Mundo”, num conjunto de composições florais das quais se destaca a apresentação da composição em camélias suspensas “Amplitude” elaborada pela designer floral Cristina Campos.
O evento, à semelhança dos anos anteriores, contará com a exposição de camélias a concurso, com a atribuição do prémio “Paulino Curval” à melhor camélia. A registar também a caminhada “Na rota das camélias” a Fornelo, para revisitar a plantação “Chá Camélia” propriedade da Nina Gruntkowski. A edição deste ano encerrará com a programação “Camélias para todos”, a decorrer domingo, dia 24, com sugestões variadas para todas as idades.
Programação detalhada a divulgar brevemente.