-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Cruz Vermelha de Vila do Conde prescinde da sua instalação em Mindelo
Cruz Vermelha de Vila do Conde prescinde da sua instalação em Mindelo

A Delegação de Vila do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa contactou a Câmara Municipal no sentido de obter um espaço alternativo às suas atuais instalações.
Atendendo ao reconhecido interesse público das atividades da Instituição, a Autarquia correspondeu ao que foi solicitado, disponibilizando, para o efeito, o edifício da antiga escola do Carvalhal, em Mindelo.
Foi dado prévio conhecimento do assunto ao Presidente da Junta, em reunião realizada, que manifestou a sua concordância, tendo sido depois comunicado tal entendimento, por escrito, à Junta de Freguesia.
Como tem sucedido noutras situações, e tendo em vista a formalização da respetiva cedência, foram redigidos os termos do Contrato de Comodato a celebrar, através de uma minuta que foi aprovada, por unanimidade, com os votos favoráveis do PS e PSD, em reunião de Câmara do passado dia 12 de abril.
Surpreendentemente, na sessão da Assembleia Municipal de 30 de abril, na qual a mesma minuta também teria de ser objeto de deliberação, o Presidente da Junta de Mindelo questionou a decisão, em conjunto com os deputados do Partido Socialista, tendo sido também secundado pelos do Partido Social Democrata, acabando mesmo a proposta por ser reprovada.
Em face desta não aprovação, a Direção da Delegação de Vila do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa, em carta remetida à Câmara Municipal, decidiu retirar o seu pedido de cedência do edifício da antiga escola do Carvalhal.
Tratou-se de uma situação verdadeiramente lamentável, sendo também um claro exemplo de como uma causa nobre e de manifesto interesse público se viu envolvida em injustificadas teias político-partidárias, o que não só impediu uma resposta rápida e eficaz em relação ao que foi solicitado pela Cruz Vermelha, ao qual a Presidente da Câmara Municipal acedeu de imediato, como também privou Mindelo da instalação da sede concelhia da Instituição.