-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- José Régio: [Re]visitações à Torre de Marfim / Exposição de poesia e desenho
José Régio: [Re]visitações à Torre de Marfim / Exposição de poesia e desenho

Assente na premissa de difusão da vida e obra desta figura maior do panorama cultural e intelectual do século XX português, a exposição José Régio: [Re]visitações à Torre de Marfim é uma proposta das Câmaras Municipais de Vila do Conde e de Portalegre, no contexto do grupo de trabalho nacional estruturado no âmbito da Evocação dos 50 anos da morte de José Régio.
A exposição será inaugurada pela presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, no dia 12 de outubro, às 16h00, estando patente no Centro de Memória, em Vila do Conde, até 7 de dezembro, partindo em seguida para Portalegre, apresentando-se na Galeria de S. Sebastião, de 4 de dezembro de 2019 a 10 de março de 2020.
O lugar do desenho no processo e laboratório de criação de José Régio, dos quais a Torre de Marfim é o símbolo, ultrapassa a exclusividade de parte da fórmula ou sistema poético, ele multiplica-se em aceções diversas, disseminando-se e contaminando a demais produção literária do autor, em propostas merecedoras de constantes [re]visitações.
Desenhos de cariz intimista, referências do imaginário do poeta, fixados a tinta-da-china, aguada, lápis de cor e cera pigmentada, consolidando o risco prévio a grafite, marcam o manuscrito do autor, ora incluídos na tessitura do poema, ora antecipando-o ou sucedendo-o, materializando a impressão fugaz que lhe parecia escapar. Apesar das qualidades plásticas expressivas, estes ignoram a ambição da “obra perfeita”, surgindo enquanto hipótese para os “relevos” e “sugestões” da humanidade do artista, na sua “riqueza, complexidade, originalidade e singularidade”, parte de um sistema poético em experimentação.