-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Diálogos: Albuquerque Mendes e Julio no Centro de Memória
Diálogos: Albuquerque Mendes e Julio no Centro de Memória

Diálogos: Albuquerque Mendes e Julio no Centro de Memória
Será inaugurada no próximo sábado, dia 21, pelas 16, na Galeria Julio / Centro de Memória de Vila do Conde, a exposição de pintura “Diálogos I: Memórias Roubadas, de Albuquerque Mendes e Julio.
A exposição que agora apresentamos na Galeria Julio abre um novo caminho para o conhecimento e fruição da obra de Julio. De facto, ao expor pela primeira vez em Vila do Conde um conjunto de obras inéditas, Albuquerque Mendes procura levar o visitante a conhecer as suas obras num contexto de diálogo e confronto com a obra de Julio, revisitando-as e reinterpretando-as. Como nos refere o Bernardo Pinto de Almeida, historiador de arte e Diretor Artístico da Galeria Julio, “as obras de Albuquerque Mendes — cuja última série mostramos aqui pela primeira vez — articulam um fértil diálogo com a obra de Júlio, numa fluência de relação que a alguns poderá ainda surpreender. Mas o que muito bem compreenderemos ao aperceber que na invenção das suas figuras perpassa, de algum modo, uma memória visual imediata, ainda que subtilmente relacionada, que as liga por delicados fios de tempo com as experiências dos primeiros modernistas, nomeadamente pelo modo como se apropriam de certos modelos espaciais (o cubista, o metafísico) que foram emblemáticos dessas formas que outros fizeram há um século atrás. Ou convocam cores e gestos num secreto aproximar”.
No próximo dia 17 de janeiro, dia em que se assinalam 37 anos da morte de Julio – Saúl Dias, será apresentado o catálogo da exposição.
A mostra está patente ao público até 26 de abril de 2020.