-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- 6ª edição de “Camélias em Vila do Conde” foi um sucesso
6ª edição de “Camélias em Vila do Conde” foi um sucesso

Decorreu no passado fim-de-semana, no Centro de Memória de Vila do Conde, a 6ª edição do evento dedicado à celebração da mais bonita flor de inverno: as camélias. Vila do Conde orgulha-se de ostentar, no seu vasto território, belíssimas camélias em inúmeros jardins particulares. Marca deste território, entendeu a Câmara Municipal criar um evento que celebre esta flor de inverno, associando-o à arte. E o resultado foi este: uma edição marcada pela singularidade da natureza e da criação artística. Assim, ao longo do fim-de-semana esteve patente no Centro de Memória a exposição de camélias a concurso, que contou com 16 expositores, tendo os viveiros Mário Mota, de Vila Nova de Gaia, arrecadado o prémio "Paulino Curval", para a melhor camélia, e a Quinta de Alferes, de Vairão, o prémio para a "Melhor composição floral".
Ainda na tarde de sábado, foi apresentada a instalação artística de Madalena Martins, designer, na claraboia do Centro de Memória. "A efeméra leveza de uma flor" é uma reflexão sobre o ciclo de vida das camélias e o seu regresso à terra. Utilizando como meio de elevação 400 balões de latex natural, reutilizáveis, Madalena Martins criou um jardim suspenso de camélias, que ao longo dos dias irá descer, em face de diversas variáveis, acabando por chegar ao solo, à medida que os dias passam e as camélias murcham.
No jardim do Centro de Memória foi descerrada a escultura "Forever" oferecida pelo artista Jorge Curval. Apresentando-se como uma camélia estilizada, quase poderíamos dizer que se apresenta como uma provocação à condição efémera das camélias, quer pela utilização do ferro espesso e enferrujado, quer porque estará de forma perene neste jardim da cidade!
O chá camélia, proveniente da única plantação em território continental - Fornelo, Vila do Conde - também marcou presença para uma degustação.
Ao longo de domingo decorreu a atividade "Camélias para todos" que, a par com as exposições patentes, apresentou um conjunto de propostas para todas as idades: ateliers e contos para pais e filhos e concerto de fado, a par de feira de doçaria.
Por fim destacamos, ainda, o alçado de camélias construído na fachada norte do Centro de Memória e que desde 6ª feira passada constituiu um ponto incontornável de Vila do Conde.
Esta 6ª edição das Camélias em Vila do Conde foi pois um enorme sucesso quer pela qualidade da programação apresentada, quer pelo elevado número de visitantes que atraiu ao Centro de Memória de Vila do Conde.























