-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Gabinete de Arqueologia Municipal incorpora peças arqueológicas
Gabinete de Arqueologia Municipal incorpora peças arqueológicas
No passado dia 11 de março o Gabinete de Arqueologia Municipal incorporou, no seu depósito, um conjunto muito significativo de peças arqueológicas provenientes da estação arqueológica do Corgo, situada junto à linha do metro, nas imediações do antigo posto emissor da Azurara e da fronteira com a freguesia de Árvore.
As peças são provenientes de uma escavação financiada pela Metro do Porto, no âmbito da duplicação da linha vermelha da Metro do Porto, que liga o Porto à Póvoa de Varzim. Essa escavação iniciou-se em 2005 e terminou em 2008. Desde então as peças passaram por um processo de consolidação, de restauro e de estudo pormenorizado, a cargo das equipas coordenadas e contratadas pela Metro do porto.
Durante esses trabalhos, foi posta a descoberto e escavada parcialmente, um povoado da Idade do Bronze (II-I milénio a.C.), que possuía restos de cabanas circulares, fossas abertas no subsolo, fossos e valados, a par de cabanas retangulares.
As peças agora incorporadas, não sendo peças incomuns, encontraram-se em bom estado de conservação, por emitirem a reconstituição parcial ou completa das suas formas.
A incorporação destas peças junto do Gabinete de Arqueologia Municipal enriquece o Património de Vila do Conde e ajudar-nos-á a preservar e a melhor compreender e valorizar a nossa História comum.