-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Novas Medidas de Desconfinamento – a partir do dia 1 de junho
Novas Medidas de Desconfinamento – a partir do dia 1 de junho

Perante a Declaração da Situação de Calamidade Nacional, no âmbito da pandemia COVID-19, o Município de Vila do Conde iniciou no passado dia 5 de maio, um processo gradual de levantamento das medidas de confinamento, com vista à recuperação e revitalização da nossa vida em sociedade e da nossa economia, mantendo como prioridade o combate à pandemia.
Neste sentido, informamos que a partir de segunda-feira, dia 1 de junho, serão reabertos o Auditório Municipal e o Teatro Municipal.
Dada a reabertura do ensino Pré-Escolar (3 aos 6 anos) em todo o Concelho, a Autarquia assegurará a colocação dos auxiliares e dos funcionários para as atividades não docentes, bem como o prolongamento de horário e fornecimento das refeições. A Câmara Municipal de Vila do Conde fornecerá ainda os equipamentos de proteção individual e materiais de desinfeção. O ensino pré-escolar decorre até ao dia 26 de junho. No entanto, o prolongamento total funcionará até ao final do mês de julho.
A Câmara Municipal de Vila do Conde reforça que o “Programa Estamos Aqui” continua ativo e disponível para apoiar todas as instituições e famílias do Concelho cujo impacto do COVID-19 se fez sentir do ponto de vista social e/ou financeiro. Para aceder a este programa, o contacto realiza-se diretamente através dos Serviços Sociais da Autarquia, de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 17h, através do e-mail geral@cm-viladoconde.pt, no endereço https://www.cm-viladoconde.pt/pages/1088, ou através do telefone 252 248 400.
De acordo com as normas da DGS a Câmara Municipal de Vila do Conde não licenciará nenhum evento, a decorrer até 30 de setembro. Assim, estão cancelados os seguintes eventos:
- Feira Nacional de Artesanato;
- Feira de Gastronomia;
- Festival de Juventude;
- Um Porto para o Mundo;
- Memórias no Centro da Festa;
- Portugal Rural;
As celebrações religiosas, na via pública, ficam sujeitas aos princípios emanados pela DGS e a uma articulação direta com a Conferência Episcopal Portuguesa.
No que respeita à Feira Semanal e ao Mercado Rural (todos os sábados) as entradas e saídas passarão a ser realizadas através das portas da Rua Conde D. Mendo, da Praça S. João e da Rua 5 de Outubro, mantendo as entradas e saídas diferenciadas;
Continuam ENCERRADOS/SUSPENSOS os seguintes equipamentos/atividades:
- Programa Desporto Sénior
- Abrigos dos Pescadores
- Albergue Santa Clara
- Pavilhões Desportivos, Piscinas Municipais e Casa da Juventude de Guilhabreu
- Parques Desportivos Sintéticos Municipais
* Mantêm-se encerrados os balneários e equipamentos infantis, dos Parques de Jogos;
Importa acautelar que o regresso à normalidade seja seguro e não provoque um retrocesso na contenção da transmissão do vírus e da expansão da doença, razão pela qual devemos cumprir as medidas de prevenção, que preveem o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social, desinfeção das mãos e acesso limitado aos espaços.
A Câmara Municipal agradece a compreensão de todos.
Por si, por todos nós, proteja-se!