-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Preparação da época balnear em Vila do Conde
Preparação da época balnear em Vila do Conde

O Município de Vila do Conde promoveu ontem, no Auditório Municipal, uma reunião de preparação da época balnear, que decorrerá de 27 de junho a 30 de agosto.
A reunião foi presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pela Vereadora do Pelouro do Ambiente, Dr.ª Lurdes Alves, estando também presentes: Comandante José Marques Coelho, Capitão do Porto Póvoa de Varzim/Vila do Conde; Dr. Luís Castro, Delegado de Saúde da Unidade de Saúde Pública do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde; Dr. Eurico Martins, da DOCAPESCA; Carlos Ferreira, Presidente d’Os Delfins – Associação de Nadadores-Salvadores, bem como Sr.ª Emília Benta, Presidente da Presidente da Associação de Concessionários de Praia e concessionários.
A Presidente da Câmara na sua intervenção referiu que “perante as muitas dúvidas e as dificuldades que são sentidas pelos diferentes agentes que contribuem para garantir as melhores condições de segurança balnear da nossa costa e face à nova realidade que vivemos perante a pandemia Covid-19, todos os intervenientes têm que estar em sintonia, para que esta época balnear decorra com a máxima segurança e proteção, tendo em conta as determinações/orientações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e dos Ministérios do Ambiente e da Saúde”.
Por sua vez o Comandante José Marques Coelho informou que o dispositivo de assistência a banhistas não sofreu alterações, destacando que haverá um reforço de meios da Autoridade Marítima no âmbito do programa Praia Segura com quatro militares – patrulha apeada na frente urbana.
O Capitão do Porto da Póvoa de Varzim e Vila do Conde deu a conhecer o regime excecional e temporário aplicável quando à ocupação e utilização das praias devido ao COVID-19, com destaque para o seguinte:
- não ser autorizada a realização de eventos na praia nem a prática desportiva e recreativa com duas ou mais pessoas;
- são autorizadas atividade náuticas, aulas de surf e desportos similares (5 participantes por instrutor, distanciamento de 1,5m).
Relativamente à circulação nos acessos à praia, serão implementadas as seguintes medidas:
- incentivo de circulação pela direita;
- dever de utilizar calçado;
- distanciamento físico de 1,5 metros e EPI (utentes e colaboradores que contactam com utentes ou circulam em espaços comuns);
- afixação de instruções de higiene e segurança;
- disponibilizar soluções desinfetantes junto aos acessos;
- limpeza e desinfeção frequentes das superfícies.
Quanto ao ordenamento do areal, existirão distâncias a cumprir, tais como: - grupos até ao máximo de 5 utentes (exceto famílias);
- 1,5 metros entre utentes (ou grupo de utentes);
- 3 metros entre toldos, chapéus de sol e para-ventos;
- 1,5 metros entre barracas;
- corredores de circulação;
- alargamento excecional da área de ocupação até 2/3 da frente de praia;
- sinalética.
O Delegado de Saúde recordou de forma pormenorizada como se transmite o Covid-19 e os cuidados a ter para a não propagação da doença, como a lavagem das mãos com frequência, bem como a limpeza e higienização dos espaços.