-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- RETOMA DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS E UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
RETOMA DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS E UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

Tendo em vista a retoma parcial das atividades desportivas, a Câmara Municipal de Vila do Conde reuniu com os clubes desportivos do concelho para dar a conhecer as regras de utilização das instalações desportivas municipais, tendo em conta as orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
Na Orientação nº 036/2020 de 25/08/2020 da DGS, as diversas modalidades são classificadas de acordo com o potencial risco de contágio, como baixo, médio e elevado, o que determina a possibilidade e as condições de acesso à prática desportiva.
Neste sentido, o regresso aos treinos em pleno, será permitido a todos os escalões de competição nas modalidades consideradas de baixo risco.
Nas modalidades de risco médio e alto, será permitido o regresso ao treino ao escalão sénior. Relativamente aos escalões de formação é exigível uma avaliação prévia dos espaços, sendo apenas permitido o regresso a atividade física com um distanciamento minino de 3 metros entre atletas.
No que concerne à utilização de balneários de uma forma geral, não é permitida a sua utilização.
No caso das Piscinas Municipais serão utilizadas apenas pelo único clube com a prática da modalidade, estando prevista a reabertura para a Escola de Natação a partir de 1 de outubro.
No que diz respeito ao Campeonato de Futebol Amador, a atividade será retomada apenas pelos atletas do escalão sénior. A atividade física por grupos informais (Futsal/futebol 7) só será permitida a maiores de idade, havendo necessidade de que cada um desses grupos, com uma antecedência mínima de 48h marcar o espaço e apresentar à Câmara Municipal toda a documentação legalmente exigível (termo de responsabilidade conforme exigido pela DGS).
Em todas as situações, os Clubes estão obrigados a apresentar à Câmara Municipal o termo de responsabilidade devidamente assinado por cada um dos atletas/encarregados de educação (no caso de atletas menores de idade). Cada clube que utiliza as instalações desportivas Municipais deverá ainda, de forma obrigatória, deter uma folha de presenças em cada um dos treinos.
O sucesso das medidas de Saúde Pública depende da colaboração de todos os cidadãos, das instituições e organizações. Há que ter sempre em atenção de que o risco de transmissão aumenta com a exposição a um número elevado de pessoas, especialmente em ambientes fechados.