-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Arranque do ano escolar em análise
Arranque do ano escolar em análise

O arranque do ano letivo é sempre exigente e fonte de preocupação para todos os envolvidos e o contexto pandémico que vivemos, veio amplificar a atenção e cuidados a ter. Assim, desde julho passado que a Câmara Municipal de Vila do Conde, em conjunto com os Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias, tem desenvolvido um trabalho articulado e centrado nas principais preocupações do momento, para que o novo ano escolar se inicie com a máxima normalidade.
No passado dia 7, decorreu no Teatro Municipal, uma reunião promovida pela Fapconde para análise do arranque do ano letivo 2020/2021, e na qual a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, fez questão de estar presente, pela relevância que os temas abordados representam para os Encarregados de Educação e para a comunidade escolar. A saber: transportes, refeições, planos de contingência e Educação Especial.
Marcaram também presença o Delegado de Saúde Concelhio, Dr. Luís Castro, Dr. Alberto Santos dirigente da Confap, Dra. Antonieta Marques, Diretora Pedagógica do MADI, Diretores e Assessores dos Agrupamentos de Escolas D. Pedro IV-Vila do Conde, Dr. Carlos Pinto Ferreira-Junqueira, D. Afonso Sanches-Vila do Conde, Escola Secundária José Régio, bem como representantes de 24 associações de pais das escolas do concelho.
No que diz respeito às Refeições Escolares, 1.º Ciclo e Jardim de Infância, competência da Câmara Municipal, o processo está concluído e dará uma resposta cabal às necessidades dos alunos. Registe-se que o serviço de refeições em regime de take-away, sendo opcional, garantirá o almoço no próprio estabelecimento de ensino, sendo uma das medidas implementadas ao nível da prevenção da propagação da COVID-19.
Os responsáveis pelas escolas manifestaram que as mesmas estão preparadas para receberem os alunos e que serão cumpridas todas as normas impostas pela atual legislação e emanadas pela Direção Geral de Saúde. Os planos de contingência estão prontos a serem executados, os circuitos devidamente definidos, assim como os equipamentos dotados de materiais de proteção individual ou coletiva.
Para a Câmara Municipal a Educação é um pilar da máxima relevância na ação que desenvolvemos, pelo que neste ano excecional há uma atenção redobrada a tudo o que possa contribuir para a tranquilidade e bem-estar dos nossos alunos e de toda a comunidade educativa.