-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde: celebrou os 110 anos da implantação da República
Vila do Conde: celebrou os 110 anos da implantação da República

Assinalou-se, ontem, o 110.º aniversário da implantação do regime republicano, em homenagem aos que, em 1910, contribuíram para esta mudança política em Portugal.
Face aos constrangimentos impostos pela Autoridade de Saúde, no âmbito da Covid-19, a cerimónia oficial, inicialmente programada para a Praça Vasco da Gama, foi em parte transferida para o Salão Nobre dos do Concelho, devido às condições climatéricas.
Depois do hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional, interpretado pela Prof.ª de canto do Conservatório de Música de Vila do Conde, Inês Soares Moreira, seguiu-se a alocução da Presidente da Câmara que evocou os 110 anos da instauração da república, mas também os 200 anos da Revolução Liberal. Foram lembrados os valores sentidos pelos republicanos, muitos dos quais só foi possível serem concretizados após a Revolução de Abril e trazidos à memória alguns nomes de vilacondenses que se bateram para a afirmação do novo regime político.
O Prof. Doutor Alexandre Quintanilha, na qualidade de conferencista convidado, dissertou à cerca do tema “O Desconhecido como base da Inovação”, partilhando com os presentes as preocupações e os desafios da sociedade atual, alguns dos quais poderão fazer perigar os valores da democracia, da igualdade de acesso e do livre arbítrio.
O programa culminou com uma romagem de saudade ao cemitério do Monte do Mosteiro, na qual o Doutor António do Carmo Reis proferiu uma intervenção alusiva à celebração, finda a qual foi depositada uma coroa de flores em memória de todos os Republicanos já desaparecidos.
Por razões técnicas não se realizou a anunciada transmissão em direto na página do Facebook do Município, por este facto deixamos um pedido de desculpas aos vilacondenses.








