-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Inauguração da exposição “Julio e a memória da arte popular”
Inauguração da exposição “Julio e a memória da arte popular”

Para assinalar os 118 anos do nascimento de Julio Maria dos Reis Pereira – 1 de novembro de 1902 – a Galeria Julio | Centro de Memória de Vila do Conde inaugurou a exposição “Julio e a memória da arte popular”. Esta nova proposta expositiva dá a conhecer uma faceta, para muitos desconhecida, de Julio: o seu enorme interesse pela arte popular e a atividade de colecionador.
O evento, no qual marcou presença um número muito restrito de pessoas, entre as quais a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, foi transmitido em direto na página de Facebook do Município de forma a chegar a todos os que, cumprindo as recomendações da Direção Geral de Saúde, não puderam participar na cerimónia. Este ato contemplou uma visita guiada à exposição pelo Professor Doutor Bernardo Pinto de Almeida, diretor artístico da Galeria Julio.
A exposição, patente ao público até 9 de maio, poderá também ser visitada virtualmente através do canal de Youtube da Câmara Municipal. Aceite o convite e deixe-se guiar pelo Professor Doutor Bernardo Pinto de Almeida, diretor artístico da Galeria Julio.
Esta mostra integra um conjunto de óleos, desenhos e peças de cerâmica da coleção da Câmara Municipal de Vila do Conde, da autoria de Julio e doados pelo seu filho, Eng. José Alberto Reis Pereira, desconhecidos da maioria do grande público e também um conjunto de peças de figurado em barro de Estremoz, – desde dezembro de 2017 classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade – pertencente à vastíssima coleção de 375 bonecos, reunida por Julio ao longo de mais de 30 anos, e que, desde os anos 70, pertencem ao Museu Municipal dessa cidade.
Assim, nesta exposição, será possível ao visitante conhecer obras de cerâmica que o próprio executou e que também colecionou, o que permitirá explorar as relações entre a sua obra plástica e a rica tradição popular de cerâmica em Portugal.



