-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Câmara Municipal expõe peça arqueológica na Junta de Freguesia de Azurara
Câmara Municipal expõe peça arqueológica na Junta de Freguesia de Azurara

O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, com o apoio da Junta de Freguesia de Azurara, iniciou a mostra de peças arqueológicas provenientes da Estação Arqueológica do Corgo, situada junto à linha do metro, nas imediações do antigo posto emissor da Azurara e da fronteira com a freguesia de Árvore.
As peças são provenientes de uma escavação financiada pela Metro do Porto, no âmbito da duplicação da linha vermelha da Metro do Porto, que liga o Porto à Póvoa de Varzim. Essa escavação iniciou-se em 2005 e terminou em 2008. Desde então as peças passaram por um processo de consolidação, de restauro e de estudo pormenorizado, a cargo das equipas coordenadas e contratadas pela Metro do Porto, tendo sido recentemente entregues no Gabinete de Arqueologia Municipal.
Durante esses trabalhos foi posto a descoberto e escavado parcialmente um povoado da Idade do Bronze (II-I milénio a.C.), que possuía vestígios de cabanas circulares, fossas abertas no subsolo, fossos e valados, a par de cabanas retangulares.
A peça agora em exposição corresponde a um vaso de grande dimensão, que seria usado para armazenamento de víveres e líquidos. A sua produção aconteceu por meio de técnicas manuais, sem recurso à roda de oleiro, ainda desconhecida neste período cronológico. Possui decoração na carena do vaso.
Ficará em exposição durante três meses, altura em que será substituída por uma outra com igual relevância.
A exposição deste espólio arqueológico enriquece e dá visibilidade ao Património Arqueológico de Vila do Conde e ajudar-nos-á a preservar, a melhor compreender e a valorizar a nossa História comum.