-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Câmara Municipal expõe novas peças arqueológicas na Junta de Freguesia de Bagunte
Câmara Municipal expõe novas peças arqueológicas na Junta de Freguesia de Bagunte
De forma a aumentar a visibilidade da Cividade de Bagunte junto da comunidade onde aquele sítio arqueológico está implantado, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, com o apoio da União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada, iniciou a mostra de peças arqueológicas no edifício da Junta, em Bagunte.
As peças agora em exposição correspondem a dois alfinetes de toucado que seriam usados como objetos de adorno, em cabelos femininos. Têm uma datação difícil de obter, mas que se enquadra na Romanização (século II a.C. a IV. d.C.).
As peças encontradas na Cividade de Bagunte têm uma decoração simples. Uma das peças tem uma cabeça em forma de cebola, enquanto a outra possui uma cabeça em forma de cilindro.
Elas foram encontradas durante as escavações arqueológicas realizadas em 2015 e em 2020. A primeira foi encontrada sob o lajeado de um pátio central de um núcleo habitacional, associada a uma camada de cinzas e carvões datados do século II a.C.. A segunda foi recolhida no interior de um compartimento de uma habitação, que ainda não foi possível datar.
A presença deste tipo de peças ornamentais vem demonstrar que as populações dos castros tinham uma preocupação estética relativamente à sua aparência física, desempenhando um importante papel na sua vida social.
A Cividade de Bagunte é Monumento Nacional desde 1910. Trata-se de um povoado fortificado que, embora romanizado, foi construído antes da chegada dos romanos à Península Ibérica. Visite a Cividade de Bagunte.
Para mais informações envie um e-mail para arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou telefone para 252 248 468.