-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Centro de Memória de Vila do Conde completa 12 anos de atividade
Centro de Memória de Vila do Conde completa 12 anos de atividade

Assinala-se hoje o 12º aniversário de um importante equipamento municipal - o Centro de Memória de Vila do Conde. Ao longo destes anos de atividade, este equipamento cultural de referência tem vindo a desenvolver uma programação cultural centrada nas diferentes formas de manifestações artísticas como a pintura, a escultura, artes cénicas, fotografia ou o cinema, em paralelo com a sua missão de preservação, estudo e divulgação da história e da memória do território vila-condense.
Resultante da recuperação do antigo solar de S. Sebastião, bem como da construção de uma nova ala destinada a áreas técnicas e a uma galeria de arte contemporânea, a regeneração do edifício permitiu devolver à comunidade um equipamento onde se encontram centralizados serviços da cultura municipais, como o Arquivo Municipal, Gabinete de Arqueologia, Núcleo Central do Museu de Vila do Conde, Galeria e Centro de Estudos Júlio Saúl – Dias, para que o público em geral visite as suas exposições temporárias e permanentes, possa desenvolver pesquisas no serviço de arquivo, no centro de estudos Júlio Saúl Dias, ou usufruir dos seus jardins.
Ao longo destes anos a programação desenvolvida neste Centro tem contado com exposições de artistas consagrados, parcerias com instituições e associações culturais concelhias que aqui tem integrado ou promovido atividades, permitindo a prossecução de umas das suas principais missões de desenvolver e apoiar atividades de natureza cultural, educativa e social, formando novos públicos, reconhecendo-se o investimento na cultura como um importante ativo para a qualificação da nossa sociedade.
Depois de mais de dois meses encerrado ao público, devido à pandemia da Covid 19, o Centro de Memória reabriu a 18 de maio, tendo retomado a sua atividade dentro das restrições existentes. No verão promoveram-se espetáculos com agentes culturais concelhios, desenvolveram-se workshops e ateliers e mais recentemente foi inaugurada a exposição “Julio e a memória da arte popular” na Galeria Júlio, que se encontra patente ao público, tal como a exposição permanente “Vila do Conde: tempo e território”. Assim, com a certificação do selo “Clean & Safe” lembramos que é seguro visitar este equipamento, que ao longo destes 12 anos de existência tem acolhido milhares de visitantes e utilizadores, nos seus momentos de cultura e lazer.
Parabéns, portanto, ao Centro de Memória e a toda a equipa.