-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- COVID-19: Apoio às Instituições de Solidariedade Social
COVID-19: Apoio às Instituições de Solidariedade Social

A Câmara Municipal de Vila do Conde expressa, em primeiro lugar, as condolências às famílias de todos os que, fruto da pandemia da COVID-19, perderam a vida. Expressa ainda os votos de boa recuperação a todos os que neste momento enfrentam a doença, com especial enfoque nos que se encontram hospitalizados.
A COVID-19 é, pois, um dos maiores desafios colocados à população em geral e às Instituições de Solidariedade Social que atuam no nosso Concelho, assim como em todo o País, cujo papel na nossa sociedade é amplamente conhecido e extremamente valorizado pelas famílias.
Apesar de todo o trabalho desenvolvido, verifica-se o surgimento de surtos da doença, como é o caso do Centro Social da Paróquia de Touguinha que, felizmente, agora já se encontra controlado e do Lar da Ordem Terceira de S. Francisco que oferece maior preocupação, contabilizando 53 idosos e 34 colaboradores infetados e, muito lamentavelmente, a perda de 9 vidas de utentes.
A Autarquia, em articulação com o Delegado de Saúde Concelhio, com a própria Instituição e com a Segurança Social, tem acompanhado a situação desde o primeiro momento. Assim, ainda antes do Natal, procedeu à contratação de todos os Recursos Humanos necessários ao seu funcionamento e que têm apoiado os colaboradores que se mantêm em funções, tendo também procedido ao encaminhamento de dois enfermeiros do nosso Banco de Voluntariado. Disponibilizou ainda uma vasta quantidade de produtos de desinfeção e equipamentos de proteção individual, correspondendo ao que lhe foi solicitado.
A Câmara Municipal mantém as camas de retaguarda, providenciadas nos primeiros meses de pandemia precisamente para fazer face a situações como esta, totalmente disponíveis para qualquer necessidade. Está agora a desenvolver todos os procedimentos para, logo que tal seja requisitado pela Saúde, proceder à descontaminação do espaço.
Estas respostas são o reflexo do propósito do Programa “Estamos Aqui” lançado pela Câmara Municipal, no âmbito da Pandemia COVID-19 e que, numa fase inicial levou ao reforço do subsídio habitualmente atribuído às Instituições. O momento que vivemos é extremamente delicado e exige de todos o máximo cuidado. A Câmara Municipal está empenhada no apoio à população e, mais uma vez, apela a todos que cumpram as medidas de segurança recomendadas.