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Operacionalização do ensino à distância em Vila do Conde

Decorreu ontem, por videoconferência, uma reunião promovida pela Câmara Municipal, com os Diretores da Escola Secundária José Régio e dos Agrupamentos de Escolas D. Afonso Sanches, Frei João, Dr. Carlos Pinto Ferreira e D. Pedro IV, que visou a análise e operacionalização do ensino à distância nos estabelecimentos de ensino da rede pública no nosso concelho, a partir do dia 8 de fevereiro.
Dos variados temas abordados destacam-se:
- a estratégia de funcionamento do serviço de refeições escolares por forma a responder às reais necessidades das famílias;
- a definição das condições de implementação do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular para os alunos do 1º ciclo do ensino básico;
- o levantamento dos recursos necessários à implementação do ensino à distância - ao nível do equipamento imprescindível nos estabelecimentos de ensino e para os alunos;
- procedimentos para operacionalização dos transportes escolares de acordo com as necessidades dos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino.
De sublinhar que Decreto n.º 3-D/2021, mantém em funcionamento a rede de escolas de acolhimento dos filhos ou outros dependentes de trabalhadores de serviços essenciais, bem como apoios a alunos, nomeadamente apoios terapêuticos e medidas adicionais aos alunos com essas necessidades educativas e refeições para alunos beneficiários de ação social escolar.
A Presidente da Câmara confirmou a disponibilidade da Autarquia para apetrechar os estabelecimentos de ensino com os equipamentos essenciais à implementação do ensino à distância, solicitando para isso aos Diretores que reportem ao Município as reais necessidades das escolas que integram os respetivos Agrupamentos, designadamente as carências que se verificam nas escolas que ministram níveis de escolaridade que estão para além das competências municipais.
Sublinhamos ainda que o Município disponibilizou 335 tablets que se encontram nos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo para cedência aos alunos sinalizados pelos agrupamentos de escolas.
Estão assim a ser criadas condições para a promoção da igualdade no processo de aprendizagem ao permitir o acesso às atividades letivas não presenciais para todos os alunos.