-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Apoio ao movimento associativo concelhio
Apoio ao movimento associativo concelhio

A Câmara Municipal tendo em conta o relevante o trabalho desenvolvido por todo o movimento associativo concelhio, deu continuidade em 2020 a uma política de sustentabilidade aos que, junto das populações, de diferentes faixas etárias, desenvolvem um importante papel no progresso desportivo, recreativo e cultural, bem como aqueles que prestam os seus serviços junto dos mais desfavorecidos.
De salientar que os subsídios são atribuídos com base em critérios claramente definidos, após avaliação do Plano de Atividades e Orçamento, e analisados os comprovativos da utilização dos subsídios anteriormente atribuídos, seguindo orientações do Tribunal de Contas e da Inspeção Geral de Finanças.
No ano transato, o Município disponibilizou para apoio financeiro às 201 associações/instituições do concelho, uma verba que atingiu os 2,8 Milhões de euros, numa clara demonstração de apreço e da sua importância no desenvolvimento de Vila do Conde. No sentido de promover uma ainda maior transparência no que à atribuição destes importantes apoios diz respeito, a Sr.ª Presidente de Câmara apresentou em reunião de Executivo, realizada no dia 7 de janeiro, a lista dos valores e respetiva instituição contemplada que agora se publicita. Salienta-se que aos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde é atribuído o maior apoio financeiro e que considerando particularidades na execução de cada um dos planos de atividades, excecionalmente são atribuídos valores atendendo a eventos de reconhecido interesse (a título de exemplo, no ano de 2020 o Rancho da Praça comemorou o seu centenário).
No que respeita as Associações de carater desportivo, os apoios são atribuídos em cada ano civil, correspondendo a 2 partes de diferentes épocas desportivas destas entidades.
Como é do conhecimento público, o orçamento municipal para 2021 contempla um aumento de 7% para o apoio financeiro ao movimento associativo, cujo valor atinge os 3 Milhões de euros.
Nota:
- As transferências correntes são apoios financeiros para a atividade corrente
- As transferências de capital são apoios financeiros extraordinários para a aquisição de bens e/ou apoios para obras.
Consulte aqui a lista dos subsídios atribuídos:
- lista_de_subsidios_atribuidos_as_associacoes_no_ano_de_2020__por_categoria_
- tabela_geral_de_subsidios_associacoes