-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Cerimónias de Hastear da Bandeira Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível
Cerimónias de Hastear da Bandeira Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível

A Praia do Turismo (Frente Urbana Norte) e a Praia de Vila Chã, receberam hoje as Cerimónias de Hastear das bandeiras relativas aos Programas Bandeira Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível.
A iniciativa contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, do Vereador do Ambiente, Eng.º Paulo Carvalho, do Capitão do Porto de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, Comandante Bruno Ferreira Teles, e da concessionária do Praia do Turismo, a Sr.ª Maria de Fátima Monteiro. Em Vila Chã, associaram-se a este momento o Sr. José Fernando Oliveira Ramos, em representação da Junta de Freguesia, e a Sr.ª Albina Conde, concessionária da Praia de Vila Chã.
Uma vez mais, as praias da Frente Urbana Norte, da Frente Urbana Sul e das freguesias de Árvore, Mindelo, Vila Chã e Labruge foram distinguidas com o galardão de Bandeira Azul. Para além deste galardão, o concelho de Vila do Conde recebeu a distinção de “Qualidade de Ouro” nas praias da Frente Urbana Sul, de Mindelo, de Vila Chã e de S. Paio/Moreiró, praias com qualidade de água balnear excelente nas últimas cinco épocas balneares (2016 a 2020). Quanto à acessibilidade, receberam o galardão de Praia Acessível as praias do Turismo, da Senhora da Guia, de S. Paio/Moreiró e de Labruge.
De realçar ainda que a Área Balnear de Vila Chã foi considerada, pela Associação ZERO, Praias Zero Poluição. Esta classificação, efetuada com base nos dados oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente, identifica as praias que, nas últimas três épocas balneares (2018, 2019 e 2020), tiveram sempre classificação Excelente.
No âmbito das atividades de educação ambiental do Programa da Bandeira Azul, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde, que funciona como Centro Azul, irá promover diversas ações de sensibilização subordinadas ao tema “Recuperação de Ecossistemas“.
As Cerimónias de Hastear da Bandeira Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível simbolizam o reconhecimento da qualidade da água balnear, da gestão ambiental, das acessibilidades, da segurança e do conforto das nossas praias, fruto de um trabalho permanente desenvolvido pela autarquia vilacondense em articulação com todas as entidades: APA, DOCAPESCA, Autoridade Marítima (Capitania), Concessionários e Escolas de Surf.