-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Lipor regista mais reciclagem e menos produção de lixo
Lipor regista mais reciclagem e menos produção de lixo

No 1º semestre de 2021, a Lipor recebeu cerca de 30 341 toneladas de materiais entregues para reciclagem nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Seletiva Porta a Porta. Um esforço dos 8 municípios da Lipor, entre eles o concelho de Vila do Conde que contribuiu com 2 354,73 toneladas de embalagens plásticas e metálicas, papel, cartão e vidro, o que representa um aumento de mais 11% relativamente ao ano passado.
O valor total da reciclagem efetuada pelos 8 municípios associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Póvoa de Varzim e Vila do Conde) cresceu 4% relativamente ao mesmo período do ano passado, refletindo o forte investimento desenvolvido com vista a maximizar e a incrementar a quantidade de materiais a enviar para a reciclagem.
Relativamente aos biorresíduos recolhidos seletivamente no mesmo período, a Lipor recebeu aproximadamente 19 656 toneladas que, comparativamente ao ano passado, representa um aumento de 5,71%. Também o concelho de Vila do Conde registou um aumento na recolha de biorresíduos, cerca de 4,22%, fruto da implementação dos projetos de recolha porta a porta e da recolha em contentores de proximidade. De referir que os biorresíduos são encaminhados para valorização orgânica, onde são transformados num adubo orgânico.
Quanto aos indiferenciados, vulgo lixo, a sua produção global decresceu em todo o território da Lipor, tendo sido rececionados menos 3,8 % do que no 1º semestre de 2020. No concelho de Vila do Conde verifica-se essa tendência, tendo-se recolhido menos 4,7% de resíduos indiferenciados. Estes são encaminhados para a Central de Valorização Energética da Lipor, na qual o processo de incineração permite a produção e exportação de energia elétrica.
Os produtos Lipor - os recicláveis, composto orgânico - NUTRIMAIS e a energia elétrica exportada - tiveram um impacto positivo na redução de emissões CO2 para a atmosfera.