-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Governo certifica Caminho Português de Santiago — Caminho da Costa
Governo certifica Caminho Português de Santiago — Caminho da Costa

Esta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, foi publicado em Diário da República a certificação do Caminho Português de Santiago — Caminho da Costa. Este itinerário, de 138 Km, atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
Procedente do concelho da Maia, em território de Vila do Conde este itinerário de peregrinação cruza as freguesias de Aveleda, Labruge, Vila Chã, Modivas, Mindelo, Árvore, Azurara e Vila do Conde, interligando-se com o concelho da Póvoa de Varzim.
Embora com raízes históricas mais antigas, que poderão remontar ao século IX, o Caminho Português de Santiago — Caminho da Costa é um trajeto de peregrinação que ganhou maior visibilidade durante e após o século XV, altura em que diversos fatores contribuíram para aumentar a atratividade das zonas costeiras.
São vários os registos do séc. XVI de peregrinos assistidos pela Casa da Misericórdia existentes no arquivo da Santa Casa Misericórdia de Vila do Conde, dado que naquele período cabia à Misericórdia a função de dar assistência aos mais desfavorecidos e aos peregrinos.
O ciclo de crescimento que se verificou em Vila do Conde teve reflexos na forma como a povoação se estruturou e nos equipamentos que foram sendo construídos, nomeadamente para apoio a quem viajava.
A certificação do itinerário produz vários efeitos, nomeadamente por meio do reconhecimento do interesse público dos itinerários, do direito ao uso da marca «Caminho de Santiago Certificado», do acesso a financiamento destinado à salvaguarda e valorização do Caminho de Santiago, ou do acesso à divulgação e promoção nos canais de comunicação nacionais e internacionais tutelados pelas áreas do turismo e da cultura, designadamente em sítio na Internet a criar pelo Turismo de Portugal, relativamente ao Caminho de Santiago em Portugal.
Em fase adiantada encontra-se também o processo de certificação do Caminho Português de Santiago — Caminho Central, cuja decisão de classificação ainda deverá ser conhecida durante o corrente ano.
O envolvimento da Câmara Municipal no desenvolvimento destas certificações demonstra o interesse no desenvolvimento e na preservação de um ativo cultural da maior relevância para a melhoria da coesão do nosso território, dado o crescente número de peregrinos que, antes da pandemia de COVID-19, vinham a percorrer ambos os percursos.