-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- “Corpo em Dança”: exposição de fotografia de Paulo Pimenta no Teatro Municipal de Vila do Conde
“Corpo em Dança”: exposição de fotografia de Paulo Pimenta no Teatro Municipal de Vila do Conde

No próximo sábado, dia 5 de março, pelas 15h00, inaugura “Corpo em Dança”, uma exposição fotográfica da autoria de Paulo Pimenta, fotojornalista do jornal Público.
A mostra estará patente no Teatro Municipal até ao dia 30 de abril e faz parte do Programa FOTOVC que visa a cativação de público(s) e a criação de hábitos culturais nesta área. Serão exibidas 42 fotos que traduzem a relação do Paulo Pimenta com a dança, um trabalho para o qual o autor contou com a colaboração do Centro Cultural da Malaposta.
A entrada é livre.
Sinopse
A história do Paulo Pimenta com a dança é uma história da dança contemporânea portuguesa. Não uma história fatual, objetiva, organizada por ordem alfabética ou cronológica, mas uma história pessoal, sentimental, cardíaca, guiada por instintos estéticos, éticos e afetivos, pela ligação a famílias (sempre mais e mais numerosas) de artistas e intérpretes, pela fidelidade a certas práticas, a certas pessoas e a certos lugares, pela paixão por todos e cada um dos corpos.
Mas também haverá predestinação nisto. Porque ao fim de todos estes anos – estes já muitos anos de que as 37 fotos incluídas nesta exposição constituem apenas pequeníssima, ainda que apaixonadíssima, amostra –, é forçoso concluir que o Paulo Pimenta nasceu predestinado para o palco (e não apenas obcecado pelo palco). Predestinado para registar e iluminar os corpos em cima do palco, fazendo-os brilhar à luz inconfundível da sua intuição e da sua delicadeza, da sua fome de poesia e de beleza – enquanto se apaga, silencioso, misterioso, no escuro e no anonimato da plateia, ou na minúscula legenda do canto superior da foto.
Texto de Inês Nadais
O autor agradece a colaboração do Centro Cultural da Malaposta.