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Fase Municipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura

A Câmara Municipal de Vila do Conde promoveu, na passada quinta-feira, na Biblioteca José Régio, a Fase Municipal da 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) 2027. A sessão contou com a presença da Vereadora da Educação, Carla Peixoto, que felicitou todos os presentes, desejando aos concorrentes que continuem a ser bons leitores, pois a leitura abre-nos novos horizontes.
Dos 37 alunos participantes dos Agrupamentos de Escolas de Vila do Conde foram selecionados três vencedores por cada nível de ensino que representarão o nosso concelho na Fase Intermunicipal que decorrerá em Santa Maria da Feira, no dia 23 de março.
Foram selecionados os seguintes alunos:
- 1º Ciclo
• António Carlos Ribeiro Oliveira, Agrupamento de Escolas D. Pedro IV
• Inês Sofia Gomes Cardoso, Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira
• Joana Pateiro Conde, Agrupamento de Escolas Frei João
- 2º Ciclo
• Filipa dos Santos Romão, Agrupamento de Escolas D. Pedro IV
• Iris Maria Maio Neves, Agrupamento de Escolas Frei João
• João Rodrigues Pereira, Agrupamento de Escolas D. Pedro IV
- 3º Ciclo
• Henrique Pereira Ribeiro Pacheco, Escola Secundária José Régio
• Mafalda Nogueira, Agrupamento de Escolas D. Pedro IV
• Rodrigo Pinto Tunico, Agrupamento de Escolas Frei João
Para além da realização das provas, os alunos participantes assistiram ao espetáculo "Nas páginas da imaginação", uma ação dinamizada pelo contador de histórias Rui Ramos.
Esta festa da leitura foi possível com o contributo dos alunos leitores, dos pais, das professoras bibliotecárias, dos Agrupamentos de escolas do concelho e das professoras voluntárias que colaboram com a Biblioteca Municipal José Régio.
Ao Concurso Nacional de Leitura promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) 2027 associam-se a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE). Esta iniciativa pretende estimular o gosto e os hábitos de leitura, melhorar a compreensão leitora e promover o domínio da língua portuguesa.