-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Câmara Municipal apresenta Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação
Câmara Municipal apresenta Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação

Ontem, no Dia Internacional da Mulher, o Município de Vila do Conde apresentou o Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND) numa sessão pública que teve lugar no Centro de Memória. O PMIND é um documento operativo e estratégico para ser implementado nos próximos quatro anos, entre 2022 e 2025, e que integra a perspetiva de género e os princípios da não discriminação de modo transversal a todas as áreas e domínios de intervenção do município. O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação foi desenvolvido com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu (FSE), através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego - Portugal 2020, com apoio da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, deu as boas-vindas aos presentes e referiu que o Município está a dar mais um passo na equidade de tratamento, na valorização das diferenças entre homens e mulheres e no respeito por todos/as enquanto pessoas e profissionais, que vivem e/ou trabalham no nosso concelho.
Seguiu-se a intervenção da Vereadora da Cidadania e da Igualdade e Conselheira Local, Carla Peixoto, que apresentou o PMIND, o seu enquadramento, princípios e domínios de intervenção.
A sessão contou ainda com a presença de Ana Sofia Neves da Universidade da Maia, CIEG (ISCSP – ULisboa) e Associação Plano i e de Manuel Albano, Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
A Câmara Municipal de Vila do Conde irá agora implementar o PMIND e continuar a apostar na sensibilização para o respeito pelos direitos humanos e no combate à discriminação em razão do sexo, assim como na prevenção e combate a todas as formas de violência contra as mulheres.