-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Reunião plenária do Conselho Local de Ação Social
Reunião plenária do Conselho Local de Ação Social

Realizou-se no passado dia 4 de março, no Auditório Municipal, uma reunião plenária do Conselho Local de Ação Social (CLASVC), com a participação da maioria dos representantes das entidades aderentes. A presidente do CLASVC, a Vereadora da Câmara Municipal Carla Peixoto, deu inicio aos trabalhos, agradecendo a presença dos/das parceiros/as.
Para além da apreciação e deliberação do Relatório de Atividades do ano 2021 e do Plano de Ação da Rede Social para 2022, foram analisados os pareceres do Núcleo Executivo do CLASVC relativamente às seis candidaturas a apresentar ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A reunião prosseguiu com a apresentação do relatório de execução anual de 2021 do Projeto Acreditar +, no âmbito do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social desenvolvido pela Associação de Solidariedade Social O Tecto.
Foi ainda apresentado o projeto “Tais Rurais” da Associação Word of Women, um novo projeto de intervenção no concelho que pretende diminuir as desigualdades sociais vividas em meio rural, promovendo o empreendedorismo social feminino e jovem em meio rural e apoiando a fixação das pessoas à sua terra.
Dando seguimento à ordem de trabalhos, a presidente do CLASVC apresentou duas novas entidades sem fins lucrativos que solicitaram adesão ao CLASVC, a Associação Cães pelas Pessoas e a Casa do Sete - Associação de Desenvolvimento Local.
Por último, a Vereadora Carla Peixoto abordou o drama que está a acontecer na Ucrânia e a participação do nosso país e também de Vila do Conde na mobilização de apoio para receber refugiados, o que poderá vir a envolver as entidades parceiras da Rede Social numa conjugação de esforços e contributos e em articulação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Administração Central.
A Rede Social, constituída em Vila do Conde desde 2005, baseia-se num trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o Desenvolvimento Social. A Rede Social estruturada ao nível do Concelho permite através de um modelo de organização e trabalho em parceria, promover uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na colmatação dos problemas concretos dos cidadãos.
