-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Atividades da Queima do Judas evocam Joaquim Moreira da Silva, o poeta carpinteiro
Atividades da Queima do Judas evocam Joaquim Moreira da Silva, o poeta carpinteiro

No âmbito da Queima do Judas 2022, em Vila do Conde, a Nuvem Voadora – Associação Cultural promove uma sessão de conversa e filme intitulada “Falar de… Joaquim Moreira da Silva” hoje, às 21h30, no Teatro Municipal, e uma oficina de escrita subordinada ao tema “Carpintaria Poética” no domingo, às 14h30, no Centro de Memória.
"Falar de... Joaquim Moreira da Silva" terá como convidados para a conversa Armanda Zenhas, Herculano Ferreira e Jaime Neves. A organização pretende com esta atividade criar um espaço de partilha e reflexão exibindo também o filme “Falar de… Joaquim Moreira da Silva - o Poeta Carpinteiro”, realizado por Jaime Neves e produzido pela Gérmen Associação Cultural. O filme resgata a memória coletiva relativa ao poeta Moreira da Silva. Este filme-documentário biográfico integra testemunhos da família sobre a obra literária e vida do poeta.
A Oficina de Escrita “Carpintaria Poética” será dirigida por João Pedro Azul e partirá da obra de Joaquim Moreira da Silva e do seu carácter popular e interventivo, desafiando os participantes a encontrar o seu próprio poeta-artífice. Desta forma, pretende-se através da escrita estimular a leitura da obra deste autor que escolheu Vila do Conde para se fixar. Os trabalhos elaborados no decurso da oficina poderão incorporar a SENTENÇA nº3, dedicada ao poeta carpinteiro — Joaquim Moreira da Silva, e distribuída no decorrer na Queima do Judas de Vila do Conde 2022.
Estas atividades são promovidas pela Nuvem Voadora – Associação Cultural em parceria com a Cabe Cave - Associação Cultural e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde.