-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- 28 de março: Dia Nacional dos Centros Históricos
28 de março: Dia Nacional dos Centros Históricos

Celebra-se hoje o Dia Nacional dos Centros Históricos, data de nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono. Historiador e político, teve um papel incontornável na defesa do legado histórico e cultural do nosso país.
Nesta data, a Câmara Municipal de Vila do Conde não pode deixar de assinalar a efeméride, já que é um dos Municípios que integra a Associação Portuguesa de Municípios com Centros Históricos, face à riqueza patrimonial e histórica.
Tendo como ponto de partida o Castro de S. João, local onde, em 1318, D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins fundaram o Mosteiro de Santa Clara, rapidamente a população desceu o castro, para ocupar a zona ribeirinha, tendo em conta as suas principais atividades económicas ligadas ao rio e ao mar, ou a envolvente da Praça Velha, local das primitivas casas da Câmara.
A passagem de D. Manuel por Vila do Conde, numa peregrinação a Santiago de Compostela, em 1502, seria um acontecimento largamente marcante para a então Vila, dando o impulso que faltava para a construção da Igreja Matriz, a Praça Nova e Paços do Concelho e a abertura de novas artérias na malha urbana, deixando uma marca incontornável naquele que é hoje o nosso centro histórico e onde podemos encontrar os principais monumentos de Vila do Conde, muitos deles classificados como Monumento Nacional ou Imóvel de Interesse Público, bem como casas manuelinas e solarengas.
O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado em 28 de março de 1993.