-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Performance de dança e matemática "O homem que só pensava em números" dirigida às escolas
Performance de dança e matemática 'O homem que só pensava em números' dirigida às escolas
Nos próximos dias 6 e 7 de abril, o Auditório Municipal recebe o espetáculo "O homem que só pensava em números" (solo) dirigido às escolas, com sessões às 10h00 e 14h30. Este espetáculo, criado e interpretado por Pedro Carvalho, completa este ano 10 anos de criação e circulação nos palcos nacionais e internacionais.
“O homem que só pensava em números" (Solo) é uma performance de dança e matemática, construída como um estudo artístico-científico, centrada na história de um homem que dedica toda a sua existência aos números e suas conexões. Aí, nesse mundo de fantasia, este homem descobre sentidos para cada pensamento e movimentos para cada descoberta”.
Ficha técnica e artística
Criação/Interpretação: Pedro Carvalho
Música (original): André Lima
Vídeo (projetado): João Rei Lima
Conceção Mala: Barbara Mahler
Desenho de luz: Diogo Barbedo
Coprodução: Projeto Relâmpago/Ventos e Tempestades – Associação Cultural e Companhia Instável/Porto
Biografia de Pedro Carvalho
Pedro Carvalho nasceu em Portimão, em 1972. É licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade de Évora e Pós-Graduado em Jogos e Complementos de Matemática, pela Universidade Lusíada, Porto.
É professor de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico. Desde cedo se dedica à implementação do ensino pela arte, desenvolvendo o conceito de Matemática Criativa. Colaborou com a Fundação Narciso Ferreira (Riba D´Ave), o Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC), Porto2001 – Capital Europeia da Cultura, Teatro Aveirense, Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), entre outros. Foi selecionado para o Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola.
Na sua formação em dança destaca a Companhia de Dança Contemporânea de Évora, o Centro de Dança do Porto, o Núcleo de Experimentação Coreográfica e o Centro em Movimento (CEM), Lisboa. É fundador da Ventos e Tempestades – Associação Cultural, com sede em Vila do Conde.
Foi formador de Dança no Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação (destinado a professores e alunos do ensino básico) e formador de Matemática Criativa e Dança Criativa no programa de Formação Contínua de Professores. Em 2021/2022 é formador de Dança e Matemática no projeto A Dança e o Ensino Criativo – Play False associação cultural e frequenta a Pós-Graduação em Dança Contemporânea – ESMAE, Porto.
Fotografia de Margarida Ribeiro