-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Programa CED: Município assina Protocolo de Cooperação com a Associação Animais de Rua e apela à colaboração dos cidadãos
Programa CED: Município assina Protocolo de Cooperação com a Associação Animais de Rua e apela à colaboração dos cidadãos

A Câmara Municipal de Vila do Conde e a Associação Animais de Rua assinaram um Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), um método ético e eficaz no controlo de colónias de felídeos, evitando os nascimentos de ninhadas indesejadas e permitindo dar uma maior qualidade de vida aos animais já existentes.
Para o êxito deste programa, a Câmara Municipal e a Associação Animais de Rua solicitam a colaboração de todos, nomeadamente dos “cuidadores” das colónias de felídeos que deverão dar conhecimento da localização das mesmas, através do site www.animaisderua.org ou pelo email claudia.neves@animaisderua.org. Para além da localização das colónias, os cuidadores poderão deixar o seu contacto para que todo o processo seja agilizado de forma mais rápida e eficaz, dando-se inicio à esterilização das fêmeas e à aplicação de chips em todos os animais.
O protocolo de cooperação foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, e pelo Presidente da Direção da Associação Animais de Rua, Peter Jansen, na presença do Vereador com o pelouro do Bem-Estar Animal, Mário Reis, da veterinária municipal, Cláudia Terroso, e da responsável da associação pela coordenação do projeto em Vila do Conde, Cláudia Neves.
De forma a aumentar significativamente o número de felídeos intervencionados, este Programa é dinamizado pela Associação Animais de Rua, dado ser a única entidade profissionalizada em programas CED, já com provas dadas em várias autarquias e com resultados promissores.
A autarquia tem como principal objetivo melhorar o controlo populacional nas colónias de felídeos, sempre na prossecução de melhorar as políticas de Bem-estar Animal.