-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Dia Internacional dos Arquivos | 9 de junho
Dia Internacional dos Arquivos | 9 de junho

Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Arquivos instituído pela Assembleia Geral do ICA – International Council of Archives, em novembro de 2007. Os arquivos são recursos com um incrível potencial para a preservação da identidade e da memória individual e coletiva, permitem o acesso à informação e conservam os registos de atividade de uma instituição.
O Arquivo Municipal de Vila do Conde (AMVC) é um serviço de informação direcionado para a administração autárquica e para os cidadãos / munícipes, onde podemos encontrar informação relativa ao município de Vila do Conde, bem como de outras organizações como famílias, empresas, associações, confrarias, juntas de paróquia ou de freguesia, totalizando mais de 2.500 metros lineares de documentação, compreendida entre os séculos XII e XXI. Dispõem de um núcleo especializado de informação digital, o Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas – CEDOPORMAR – onde se encontra informação relacionada sobretudo com o período dos descobrimentos e tutelada por outras Instituições nacionais e internacionais.
Para além dos documentos inscritos em pergaminho, papel, ou, mais recentemente produzidos já em suporte digital, este acervo é constituído também por documentos registados em diferentes suportes fotográficos.
Assim, encontram-se sob custódia desta Instituição mais de 40 mil espécies fotográficas, relativos à memória coletiva dos últimos cem anos de Vila do Conde, com particular destaque para o vasto acervo proveniente da casa fotográfica “Foto Adriano”, adquirido pelo Município de Vila do Conde.
Ao Arquivo Municipal compete, para além de conservar essas espécies, garantir o seu estudo, preservação e disponibilização, prevendo ainda que as gerações futuras possam ter acesso a esses mesmos registos.
Instalado no Centro de Memória, o AMVC dispõe de todas as condições com vista à concretização dos seus principais objetivos e missões: conservar, preservar, divulgar e promover o património documental vilacondense.