-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- 30 anos de Curtas e muito mais para ver em Vila do Conde
30 anos de Curtas e muito mais para ver em Vila do Conde

E não será só a cidade a dar as boas vindas ao Festival Internacional de Cinema Curtas Vila do Conde. A organização assinala 30 edições com atividades em vários locais do concelho indo ao encontro dos vilacondenses. É o caso do Curtinhas que sai do Teatro Municipal e vai percorrer algumas freguesias com cinema insuflável para toda a família.
A par do Curtas, convidamos também os vilacondenses a visitarem a exposição “Rostos da Maré - Vidas Cruzadas entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim" no Centro de Memória. Dezenas de cidadãos e cidadãs, habitantes destes três municípios, acederam a contar as suas histórias de vida ligadas à pesca.
Este fim de semana tem também inicio um ciclo de concertos de música clássica e visitas guiadas nas igrejas de Vila do Conde, intitulado “Spatia Resonantia”. No final da tarde de sábado, desfrute dos sons da música francesa e inglesa do séc. XIX, às 18h30, na Igreja da Misericórdia, num concerto dirigido pelo Maestro André Bandeira.
Curtas Vila do Conde comemora 30 edições com festival descentralizado
Entre 9 e 17 de julho, o Curtas propõe um olhar simultâneo para o passado e para o futuro, apresentando uma nova iniciativa, o Curtas em 30 locais. A evocação do 30.º aniversário do Curtas é o pretexto para o festival viajar até muitos locais inéditos na cidade e no concelho de Vila do Conde, aproximando a comunidade ao festival e também desenhando um percurso que conduz os espectadores à descoberta de alguns locais da cidade e de algumas das suas freguesias. Desde edifícios históricos, estabelecimentos comerciais, cafés, jardins, ruas ou praças, serão 30 os espaços que irão receber uma parte da programação.
As muito aguardadas competições - Internacional, Nacional, Experimental, Vídeos Musicais e Take One! - apresentarão uma montra do melhor cinema produzido na curta-metragem em todo o mundo nos últimos meses, trazendo a Vila do Conde cineastas com alargado reconhecimento internacional, mas também outros que se estreiam no Curtas, permitindo conhecer as principais tendências do momento cinematográfico em Portugal e no mundo e as possibilidades do cinema.
Para assinalar a 30.ª edição do Curtas, o Curtinhas inclui uma sala de cinema itinerante, o Cinema Insuflável, que irá percorrer algumas localidades do concelho. Trata-se de uma sala de cinema itinerante para os mais pequenos, onde os adultos também podem entrar, desde que devidamente acompanhados por uma criança, e que passará por Touguinha, Guilhabreu, Mosteiró, Vila Chã, Mindelo, Vairão, Macieira e Touguinhó.
Consulte a programação completa aqui
Exposição "Rostos da Maré - Vidas Cruzadas entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim"
Dezenas de cidadãos e cidadãs, habitantes de Matosinhos, Vila do Conde e da Póvoa de Varzim acederam a contar as suas histórias de vida para um projeto que, com elas, desenha uma rota pelas interdependências familiares, pessoais e profissionais que a pesca gerou, principalmente no último século, nestes três municípios. Com edição de Abel Coentrão, jornalista e presidente da Bind’ó Peixe – Associação Cultural, o livro Rostos da Maré conjuga trabalho fotográfico contemporâneo, fotografias partilhadas pelos participantes e os textos resultantes de longas entrevistas feitas por jornalistas. São 21 as histórias dadas a conhecer nesta exposição, que está patente ao público no Centro de da Memória até dia 12 de julho. Aproveite o fim de semana para apreciar "Rostos da Maré".
Ciclo de concertos e visitas guiadas “Spatia Resonantia” nas Igrejas de Vila do Conde
As igrejas da Misericórdia, S. Francisco, Santa Clara e Matriz de Vila do Conde serão palco, a partir deste sábado, da iniciativa “Spatia Resonantia”, um ciclo de concertos de música clássica e visitas guiadas promovido pela Santa Casa da Misericórdia e Paróquia de São João Baptista com o apoio da Câmara Municipal. O concerto de abertura, “Misericordiae Ensemble”, realiza-se sábado, às 18h30, na Igreja da Misericórdia de Vila do Conde, com direção de André Bandeira e um repertório constituído por música francesa e inglesa do séc. XIX.
A iniciativa tem como objetivo levar música clássica às principais igrejas históricas de Vila do Conde, numa viagem que percorrerá os principais períodos da história da música.
Consulte aqui o programa
Exposição de fotografia “O Prazer de Fotografar” de Eduardo Teixeira Pinto
Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante. Filho de Joaquim Teixeira Pinto, herdou do seu pai o prazer de fotografar. Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. A sua obra aborda diversos temas, com destaque para a natureza e a figura humana que tão bem soube conciliar.
Ao longo dos mais de cinquenta anos dedicados à fotografia conquistou inúmeros primeiros, segundos e terceiros prémios, além de imensas menções honrosas, troféus e medalhas, nomeadamente o Grande Prémio Camões (1960). Falecido a 4 de janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico de valor incalculável e é considerado um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.
A exposição em Vila do Conde integra o projeto FOTO VC e está patente ao público até ao próximo dia 30 de julho, no Auditório Municipal de Vila do Conde.
Aula de Pilates no Parque Ativo
A Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com os ginásios do concelho, está a promover nos meses de julho e agosto, a iniciativa Parque Ativo que leva até ao Parque de Jogos várias modalidades desportivas. Este sábado, às 10h30, será a vez de experimentar Pilates.
Com participação livre e gratuita, o objetivo da iniciativa é apoiar e promover a prática desportiva e a atividade física junto da população, criando hábitos de vida saudáveis.
Consulte aqui o calendário das aulas.