-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Portugal Chama: se há risco não arrisque foguear ou queimar
Portugal Chama: se há risco não arrisque foguear ou queimar

De acordo com as previsões meteorológicas, até 14 de julho, com possibilidade de continuação para lá desta data, o risco de incêndio é muito elevado com tendência a aumentar de perigosidade. Temos pela frente dias com temperaturas muito elevadas, humidade muito baixa, com muito pouca recuperação noturna e ventos fortes nalgumas regiões.
Porque o risco é maior, na floresta ou no campo não faça lume nem fogueiras e não lance foguetes. Sempre que o perigo de incêndio seja “muito elevado” ou “máximo”, estas atividades são proibidas.
Quando trabalhar com máquinas em áreas agrícolas, mato ou floresta leve sempre o telemóvel e extintor. É proibido o uso de algumas máquinas nos dias de perigo “muito elevado” ou “máximo”.
Saiba que as queimas e queimadas estão proibidas sem o registo prévio e sem o comprovativo de autorização. Para tal aceda à aplicação (fogos.icnf.pt/queimasqueimadas), dirija-se à Câmara Municipal ou ligue 211 389 320 ou 808 200 520. Tenha atenção que o não cumprimento das regras é considerado uso de fogo intencional.
Em caso de incêndio ligue o 112 e siga as recomendações das autoridades.
Consulte o Decreto-Lei nº 82/2021 de 13 de outubro