-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- “As cartas do rei Artur” em exibição no Centro de Memória
“As cartas do rei Artur” em exibição no Centro de Memória

Na próxima 4ª feira, 20 de julho, pelas 21h30, a Galeria Julio | Centro de Memória de Vila do Conde exibirá o filme “As cartas do rei Artur”, de Cláudia Rita Oliveira, sobre a vida e obra de Cruzeiro Seixas, nome incontornável da arte e do surrealismo em Portugal.
Esta iniciativa insere-se na programação paralela à exposição “Diálogos II: Velocidade de Cruzeiro” com obras de Julio e Cruzeiro Seixas, patente na Galeria Julio até ao próximo dia 14 de agosto, e contará com a presença e comentários de Isaque Ferreira, leitor de poesia, programador cultural, bibliófilo e interveniente neste filme em que Cruzeiro Seixas, na altura com mais de 90 anos, nos fala de múltiplas recordações da sua vida, cruzando-as a História do nosso país.
O filme “As cartas do rei Artur”, com imagens gravadas também em Vila do Conde, acaba por ter igualmente a capacidade de recuperar e perpetuar o legado que artistas como Cruzeiro Seixas nos deixaram. É recomendado pelo Plano Nacional de Cinema e recebeu o Prémio Público RTP “doclisboa’16”.
Sinopse: No filme “As cartas do rei Artur”, Cruzeiro Seixas habita num labirinto onde todos os caminhos o levam a Mário Cesariny. Subjugado por esta obsessiva relação, Cruzeiro Seixas não viveu, mas deixou documentos desse não viver: 95 anos de pintura e poesia à espera de um reconhecimento maior ao lado de outros autores surrealistas.
Entrada livre