-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Aproveite o fim de semana ao ar livre com artesanato e música
Aproveite o fim de semana ao ar livre com artesanato e música

Está de volta aos Jardins da Avenida Júlio Graça a maior festa do artesanato em Portugal. A Feira Nacional de Artesanato abre portas amanhã e prolonga-se até 7 de agosto, com a presença dos melhores artesãos nacionais, da típica gastronomia portuguesa e de imperdíveis concertos de música tradicional.
Mas vamos mais além. Se é fã do mítico grupo ABBA não pode perder, já esta noite, no Cais da Alfândega, o espetáculo dos ABBA Gold.
Aproveitando o ar livre e o bom tempo, participe na aula de zumba que irá decorrer no Parque de Jogos, sábado, às 10h30, e desfrute da boa energia dos ritmos brasileiros.
Confira tudo aqui.
Reviva ABBA no Cais da Alfândega
A Câmara Municipal preparou um programa especial repleto de música para este verão. O Cais da Alfândega recebe esta sexta-feira, 22 de julho, um concerto que promete juntar gerações, às 22h00. Os fãs dos ABBA vão juntar-se e aquecer a voz para reviver, em conjunto, o passado. Tal como acontecia no tempo dos ABBA, o ambiente vivido durante os espetáculos vai ao rubro quando os ABBA Gold interpretam temas como Mamma Mia, Chiquitita, Waterloo, Fernando ou Voulez-vous.
A banda inglesa é entusiasticamente recebida por onde passa, formando uma gigantesca onda que nos remete para outros tempos. A banda tributo à mítica banda Sueca promete uma noite inesquecível para todos, em especial para as Chiquititas.
44.ª Feira Nacional de Artesanato
É já este sábado, dia 23 de julho, que abre a 44.ª edição da Feira Nacional de Artesanato. Associando-se à proclamação pela União Europeia e ao facto de o Município ter anunciado, recentemente, a sua candidatura oficial a Capital Europeia da Juventude 2026, a organização dedica um pavilhão central do recinto aos jovens artesãos. Estão confirmadas as presenças de vários participantes oriundos de diferentes países europeus, entre os quais Espanha, França, Bélgica, Geórgia, Malta, Itália e República Checa. Da Ucrânia estará em Vila do Conde a artesã Ludmila Kostjuk, apresentando trabalhos de cerâmica/olaria. Conta com um programa de animação diário cujo destaque é a música tradicional portuguesa, tendo ainda atuações itinerantes e performativas.
Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a Feira Nacional de Artesanato tem entrada gratuita e decorre nos Jardins da Avenida Júlio Graça. De segunda a quinta-feira estará aberta das 17h00 às 24h00 e, às sextas-feiras, sábados e domingos das 15h00 às 24h00.
Como proposta paralela à Feira Nacional de Artesanato, o Centro de Memória de Vila do Conde vai acolher, de 22 julho a 18 setembro, a exposição "Uma viagem por Portugal", construída a partir da coleção particular de Alexandre Correia dedicada ao Santo António que nasceu com o propósito de promover o amor e a amizade através de trabalhos feitos pelas mãos dos artesãos. Inicia-se e desenvolve-se, também, como forma de perpetuar a memória do avô do colecionador. Atualmente, a coleção integra mais de mil peças, sendo composta, sobretudo, por obras manufaturadas, muitas delas peças únicas e feitas em exclusivo para a coleção.
Aula de Zumba no Parque Ativo
A Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com os ginásios do concelho, está a promover nos meses de julho e agosto, a iniciativa Parque Ativo que leva até ao Parque de Jogos várias modalidades desportivas. Este sábado, às 10h30, será a vez de experimentar Zumba.
Com participação livre e gratuita, o objetivo da iniciativa é apoiar e promover a prática desportiva e a atividade física junto da população, criando hábitos de vida saudáveis.
Consulte aqui o calendário das aulas.
Azor - Nem uma Palavra
O Teatro Municipal de Vila do Conde apresenta várias propostas de cinema para todos os gostos e este domingo é a vez de "Azor - Nem uma Palavra", de Andreas Fontana. Às 16h00 e às 21h30 terá a oportunidade de conhecer a história de Yvan de Wiel, um banqueiro suíço que chega com a mulher à Argentina na época da ditadura militar. O objetivo é substituir um colega que desapareceu sem deixar rasto. Habituado ao rigor do seu país, depressa se apercebe da estranha relação de promiscuidade que ocorre entre a banca e os militares, os empresários e os diplomatas.
"Azor", que na gíria bancária quer dizer "cuidado com o que dizes", é um thriller político com realização e argumento de Andreas Fontana, que aqui se estreia na longa-metragem.
Campeonato Nacional de Pares e Equipas de Boccia
Ainda este fim de semana, nos dias 23 e 24 de julho, o Pavilhão de Desporto de Vila do Conde recebe o Campeonato Nacional de Pares e Equipas, a última competição do calendário de Boccia da época 2021/2022. Vão estar presentes 13 Pares BC3, cinco Pares BC4/BC5 e seis Equipas BC1/BC2. Um total de 60 atletas e 12 clubes/instituições.
No sábado, 23 de julho, os jogos decorrem entre as 09h00 e as 19h00 e, no domingo, entre as 09h00 e as 12h00, terminando com a entrega de medalhas.