-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas visita obras na marginal de Vila do Conde e Árvore
Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas visita obras na marginal de Vila do Conde e Árvore
A componente natural do concelho e em especial as suas "Frentes de Água" são absolutamente estratégicas para o desenvolvimento da cidade e do concelho. Apostar num ambicioso programa de salvaguarda e valorização desse património natural e paisagístico é afirmar, no nosso território, um conjunto de valias ambientais, económicas e sociais auspiciosas e capazes de criar valor e elevar o concelho a novos patamares de desenvolvimento.
O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, visitou, por isso, Vila do Conde, esta quarta-feira, dia 27 de julho, no âmbito das obras a decorrer na marginal de Vila do Conde e Árvore. Com esta intervenção serão repostas as condições de segurança nestes locais para que os vilacondenses possam usufruir do espaço com tranquilidade.
Entende-se que os ecossistemas ribeirinhos, rios e ribeiras, apresentam um enorme potencial para qualificação ambiental do território e para a mobilidade suave. O sistema fluvial que se estende de nascente a poente por trajetos longos e pouco acidentados, constitui uma grande oportunidade para a concretização de uma rede dedicada à mobilidade sustentável. A esses múltiplos "caminhos da água e da biodiversidade" existentes no concelho, podem e devem ser associadas ecovias reservadas a deslocações não motorizadas capazes de estabelecer a conexão física entre territórios e reconectar as populações com a natureza envolvente, acrescido de um programa de reposição da função hidrológica e de requalificação biofísica e paisagística de cada corredor ecológico.
Neste sentido, durante o dia de hoje foi ainda abordado o assunto relativo à ecovia do Rio Ave, que ligará Vila do Conde e a Trofa. O desenho desta ecovia irá oferecer condições ao passeio recreativo de contacto com a natureza e de fruição da paisagem, através da criação de pontos estratégicos que permitam a paragem e estimulem o contacto com as povoações adjacentes, de forma a promover o desenvolvimento de atividades locais. Destaca-se a zona da Espinheira e Carvalheira dado o amplo espaço de recreio e de contacto com a natureza, bem como a promoção de desportos náuticos.
Também o vale do Rio Onda será valorizado com a criação de uma ecovia capaz de conectar os concelhos de Vila do Conde, Maia e Matosinhos, facilitando a ligação ao metro em Modivas sul.
Este é o primeiro passo dado nesta vertente.