-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Sugestões de fim de semana para aproveitar o verão de São Martinho
Sugestões de fim de semana para aproveitar o verão de São Martinho

Este fim de semana, aproveite o verão de São Martinho, dê um passeio e aprecie as montras do comércio tradicional de Vila do Conde onde a arte contemporânea continua em exposição, no âmbito da iniciativa “Montra”.
Alongue o passeio e visite a exposição “Da Ucrânia com Amor” do cronista e fotojornalista Adriano Miranda, na Biblioteca Municipal José Régio. A exposição é composta por fotografias e crónicas de guerra escritas a partir da Ucrânia e publicados no jornal Público.
E depois de um excelente magusto com castanhas quentes e boas, água pé ou jeropiga, sugerimos uma ida ao cinema para assistir ao filme “Restos do Vento” do realizador português Tiago Guedes, no domingo, no Teatro Municipal, às 16h ou 21h30.
Consulte tudo aqui
Montra - Mostra de Arte Contemporânea
Está a decorrer a 3ª edição da Montra. Até 20 de novembro, a Montra apresenta uma mostra de arte contemporânea nas montras do comércio tradicional de Vila do Conde com um programa de artes plásticas, performances, vídeo, música, ateliers e conversas.
Este sábado, dia 12 de novembro, às 15h30, Yasmine e Rebecca Moradalizadeh apresentam a performance “We will meet ourselves again”, na Rua do Lidador 225, e às 19h30, Cesário Alves e Mariana Sardon apresentam a performance audiovisual “Forma de Onda”, no Parque da Cidade João Paulo II.
A Montra é uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Noites Claras com a parceria da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Consulte aqui a programação completa
'Da Ucrânia com Amor': exposição do fotojornalista e cronista Adriano Miranda na Biblioteca Municipal
Até 3 de dezembro, a Biblioteca Municipal José Régio acolhe a exposição do fotojornalista e cronista de guerra Adriano Miranda intitulada "Da Ucrânia com Amor".
Esta exposição é um trabalho testemunhal composto por fotografias e crónicas de guerra escritas a partir da Ucrânia e publicadas no jornal Público, entre 1 e 11 de março deste ano, lançando um olhar atento e sensível sobre o conflito que marca o regresso da guerra à Europa. Trata-se de uma exposição onde a imagem e a palavra, em português, ucraniano e inglês, se entrelaçam para convidar a uma reflexão sobre o momento presente e, sobretudo, prestar uma homenagem a todas as vítimas, deixando um apelo à paz e à tolerância.
A exposição "Da Ucrânia com Amor" é uma atividade promovida no âmbito do projeto FotoVC - Ciclo de exposições de fotografia, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde.
Cineclube apresenta “Restos de Vento”
Teatro Municipal | Domingo | Sessões às 16h e 21h30
Numa remota aldeia rural portuguesa, um violento ritual semipagão que correu mal deixou marcas num grupo de adolescentes. Agora, 25 anos depois, eles voltam a juntar-se após uma tragédia na família de um deles. Estreado em Cannes na seleção oficial do festival de 2022, um filme de Tiago Guedes ("A Herdade"), co escrito por Tiago Rodrigues, o dramaturgo, encenador, argumentista e diretor do Festival d'Avignon. Com Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, Gonçalo Waddington, João Pedro Vaz e Leonor Vasconcelos.
M/14, 127' | Drama | com Leonor Vasconcelos, João Pedro Vaz , Isabel Abreu , Albano Jerónimo , Gonçalo Waddington , Nuno Lopes.
Bilhetes à venda no Teatro Municipal
Exposição “Nós e o Mar” no Auditório Municipal de Vila do Conde
Está patente ao público no Auditório Municipal de Vila do Conde, até 24 de novembro, a exposição de pintura “Nós e o Mar” da artista plástica Rita Costa.
“A nossa gente e a cumplicidade com o mar são o mote para o tema "Nós e o Mar". A figura humana, as suas vivências, costumes e expressões como celebração do carácter humano e das relações pessoais assumem-se como tema central desta exposição”.
Rita Costa manifestou interesse pelas artes ainda na infância. O desenho foi desde sempre a sua forma de expressão e, em 2009, começou a lidar com as técnicas da pintura a óleo e acrílico sob a orientação do Mestre Dagoberto Silva. Expõe coletivamente desde 2010 e individualmente desde 2013.